A Participação Política da Juventude em Portugal
Relatório Síntese
Patrício Costa, Pedro Magalhães, Edna Costa, Isabel Menezes, Patrícia Silva, Pedro Ferreira
Qual a participação dos jovens no futuro da democracia? Que estratégias usam os partidos políticos para mobilizar os jovens? Que outras formas de ativismo cívico e político existem em Portugal?
O Estudo sobre a Participação Política da Juventude em Portugal visa responder a estas e a outras perguntas, analisando a participação política dos jovens em Portugal de forma comparativa ao longo das últimas décadas e retratando as suas atitudes e os seus comportamentos na política, nomeadamente a sua relação com os partidos políticos e as estruturas associativas, bem como as formas emergentes de ativismo juvenil.
O Estudo sobre a participação Política da Juventude em Portugal foi promovido pelo Fórum Gulbenkian Futuro em parceira com o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), que foi responsável pelas entrevistas e pelo trabalho de campo, e pelos Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE), Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro (GOVCOPP), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS), que foram conjuntamente responsáveis pela análise e tratamento de dados, bem como pela elaboração conjunta dos relatórios finais.
Deste Estudo resultaram seis relatórios:
No âmbito da conferência “Participação Política dos Jovens: Que Futuros?”, foi elaborado o Gulbenkian Brief “Democracia, Participação e Pluralismo: Que Futuros?”, da autoria de José Tavares, membro da Comissão Científica do Fórum Futuro.
Saiba mais acerca da conferência, o seu programa e oradores.