Foresight Portugal 2030
Como será Portugal em 2030? Estará mais capaz de crescer e prosperar? Conseguirá responder aos desafios climáticos e de coesão e mobilidade sociais?
Prevê-se que esta seja uma década turbulenta, em que não poderemos contar com os mesmos fatores de crescimento nem seguir as orientações de políticas públicas que, até à data, não conseguiram retirar Portugal de um longo período de quase estagnação.
Também se prevê que este seja um período de transição, marcado pelo choque entre o passado e o futuro com, por um lado, limitações ao crescimento das soluções e atividades existentes e, por outro, dificuldades decorrentes de uma nova vaga de crescimento, assente num novo sistema técnico-económico e em novas geoeconomia e geopolítica que só deverão estabilizar no horizonte de 2050.
O projeto Foresight Portugal 2030 é um exercício de prospetiva que cruzou questões económicas e financeiras, demográficas, sociais, tecnológicas, ambientais, geoeconómicas e geopolítica para elaborar 3 cenários possíveis para o posicionamento de Portugal no futuro:
Download Síntese (pdf, 259 KB)
Deste exercício de prospetiva resultaram três livros:
Documentos preparatórios
Para este trabalho contribuíram inúmeros especialistas, com documentos preparatórios que incidiram sobre um conjunto de domínios considerados fundamentais para compreender que elementos externos (internacionais e europeus) e internos (nacionais) podem ter maior influência na evolução do País até 2030.