Os valores dos portugueses
Resultados do European Values Study
O que pensam os portugueses sobre o trabalho? E os holandeses sobre a família? Que posições defendem os franceses em relação à religião? É a estas e muitas outras questões que responde o Estudo dos Valores Europeus (EVS), um dos mais antigos estudos de atitudes e valores realizados na Europa e que permite conhecer crenças, preferências, atitudes, valores e opiniões de cidadãos de toda a Europa.
Projeto único no que toca à monitorização e ao mapeamento de valores na Europa, recolhe uma quantidade riquíssima de informação nas mais diversas áreas – política, vida em sociedade, questões relacionadas com a perceção de bem-estar e felicidade, moralidade, movimentos migratórios, o papel de Estado-Providência, as redes sociais, as alterações climáticas entre outras –e permite traçar um perfil para cada país, descobrir o que nos aproxima e o que nos distancia de cidadãos de outros países europeus, identificar e comparar tendências de estabilidade ou de mudança nas últimas três décadas, em Portugal e nos restantes países europeus. É pois um estudo que pode interessar a um público muito vasto, que vai da academia aos decisores políticos, passando por professores, alunos dos diversos níveis de ensino, jornalistas e público em geral.
A quinta edição do Estudo dos Valores Europeus, agora apresentado, contou com a participação de 34 países. Em Portugal foi coordenada pelos investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Pedro Magalhães e Alice Ramos e contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação "la Caixa" e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Resultados do European Values Study
Relatório do Estudo dos Valores Europeus, 2017-2019
Alice Ramos, PhD em Sociologia, é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação têm-se centrado no cruzamento de duas linhas de pesquisa: o impacto da articulação entre fatores individuais (valores e atitudes) e estruturas sociais no desenvolvimento de atitudes discriminatórias, nomeadamente face aos imigrantes e refugiados, numa perspetiva multinível; metodologias de estudos trans-nacionais e longitudinais. Iniciou, recentemente, uma linha de pesquisa dedicada ao estudo da formação dos valores e das atitudes discriminatórias na infância e na adolescência.
É desde janeiro de 2018 Coordenadora Nacional do European Social Survey-ERIC e do European Values Study.
Em conjunto com Jorge Vala e Cicero Pereira fundou em 2009 a Escola de Verão de Métodos Avançados em Análise de Dados do ICS-ULisboa. Presentemente é Coordenadora das Escolas de Verão/Inverno do ICS-ULisboa.
Pedro Magalhães é Investigador Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem áreas como a opinião pública, as atitudes políticas, o comportamento eleitoral e o papel político dos tribunais. Obteve o seu Ph.D. em Ciência Política na Ohio State University em 2003.
Saiba mais acerca da apresentação do estudo, o seu programa e oradores.