Luminita, Yulya e Câmara Nova, de André Marques
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Coleção Moderna – Sala PolivalenteR. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
Ensaio e Ficção é o tema aglutinador desta nova edição do programa A Gulbenkian e o Cinema Português que se organiza em dois fins-de-semana consecutivos.
Este ciclo exibe filmes que resultam dos apoios dados à produção e à internacionalização do cinema português contemporâneo, não se limitando a mostrar exclusivamente as obras apoiadas, mas dando também destaque a realizadores que tenham usufruído desses apoios.
André Marques – Luminita, 20’ (2013); Yulya, 21’ (2015); Câmara Nova, 9’ (2017)
Duração total da sessão – 50’
SINOPSES
Luminita – Dois irmãos que não se comunicam há anos encontram-se no funeral da sua mãe, onde têm de lidar com a sua família de luto, as suas obrigações enquanto filhos e os seus próprios sentimentos de perda.
Língua original: romeno
Legendas em português
Yulya – É um filme-processo que, sem recurso a diálogos, se desenvolve como um movimento exploratório e sensorial que acompanha a viagem emocional de Yulya, uma frágil e preciosa jovem mulher.
Câmara Nova – Rafa está a testar a sua câmara nova, Rui e Ana vão-lhe dar boleia. A câmara continua a filmar.
Língua original: português
Legendas: inglês
Filmes apoiados para a criação e para a Internacionalização em Cinema pelo Programa de Língua e Cultura Portuguesas/Fundação Calouste Gulbenkian: Yulia (2015 /criação, 2016 /Internacionalização/ Festival Internacional de Cinema Berlim/Alemanha, 2017/Internacionalização/ Festival Frames/Estocolmo); Luminita/ (2015/ Internacionalização/ retrospetiva na Cinemateca de Bucareste/Roménia); Câmara Nova (2017/Internacionalização/Festival Internacional de Brest/França)
Outros filmes do programa A Gulbenkian e o Cinema Português:
Toca do Lobo, de Catarina Mourão
Lei da Gravidade, Despedida, Zootrópio e Pathos, de Tiago Rosa-Rosso
Projeção de obras de Raquel Schefer e de Rita Macedo