Curso de comunicação de investigação em saúde
Ana Correia Moutinho e Ana Sanchez coordenam este curso que tem como objetivo a construção de um portfólio de mensagens científicas para os investigadores que sejam adequadas aos diferentes públicos-alvo com que trabalham.
O curso decorre de 13 a 15 de outubro, das 14:00 às 18:30 (hora de Lisboa), totalmente online.
Prazos de Candidatura e Elegibilidade
O curso tem inscrições abertas de 6 a 27 de setembro. As candidaturas devem ser submetidas online. A língua de trabalho é o Português, mas parte dos materiais recomendados estão em Inglês.
É requisito para a participação no curso o envio de um artigo científico já publicado da autoria do formando, do seu grupo de investigação ou um artigo de referência na sua área de trabalho.
Formulário de inscriçãoComunicação de investigação em saúde
Hoje, a comunicação já é uma parte ativa da investigação científica. Este curso é um caixa de ferramentas para investigadores e pode ser utilizada na academia, no relacionamento com os media e nas comunidades. A comunicação da investigação em saúde é uma área particularmente oportuna e necessária, como a pandemia COVID-19 veio demonstrar.
Os investigadores vão trabalhar a partir dos seus próprios textos científicos e construir um portfólio de mensagens adequadas a vários públicos-alvo, incluindo outros investigadores, financiadores, jornalistas e a sociedade em geral.
A arte do storytelling e a importância das narrativas, tanto escritas como orais e visuais, estará sempre presente, assegurando uma comunicação trabalhada para o impacto e a mudança.
Programa do curso
13 – 15 out 2021
Dia 13
Dia 14
Dia 15
Biografias
Ana Correia Moutinho é gestora de ciência no Centro de Investigação de Direito Público, FDUL/ULisboa, e Professora Auxiliar Convidada no ISEG/ULisboa. Doutorada em Biologia Celular (Lisboa, 2001), deixou a bancada para ser jornalista de ciência (Pós-Graduação em Jornalismo de Ciência e Tecnologia, CENJOR, 2000). Voltou para a universidade em 2002 para um pós-doutoramento em Política de Ciência (2002-2005), mas desde 2005 dedica-se à gestão da investigação científica universitária, primeiro na Reitoria da Universidade de Lisboa e depois com a criação do ISEG Research em 2016.
Ana Sanchez é Professora Auxiliar na área da Comunicação de Ciência na Universidade NOVA de Lisboa. Obteve o Doutoramento em Biologia na Radboud University de Nijmegen (Holanda, 2001). Depois de quatro anos dedicada a outros projetos de investigação na área da biologia de plantas, criou o Gabinete de Comunicação de Ciência do ITQB NOVA, que coordenou durante dez anos. Neste período liderou diversas iniciativas de comunicação institucional e de divulgação de ciência e desenhou formações em comunicação de ciência ao nível de doutoramento e mestrado, que ainda estão em curso. Destas, destaca-se o Mestrado em Comunicação de Ciência, um projeto educativo conjunto da NOVA FCSH e do ITQB NOVA, que co-coordena desde 2011, tendo orientado mais de 20 teses de mestrado nesta área. Entre 2016 e 2019 foi Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É membro convidado da rede COST "Cross-Cutting Activity on Science Communication" desde 2019. Atualmente coordena a área do Ensino Avançado no ITQB NOVA.
Contactos
Todos as questões e pedidos de informação deverão ser enviados para o email [email protected],