Bolsa Calouste Gulbenkian para Estudos Arménios
Estas bolsas destinam-se a estudantes de pós-graduação de qualquer nacionalidade.
Candidatura
Estudantes admitidos ou a realizar um grau de mestrado ou doutoramento ou um pós-doutoramento sobre temas da atualidade das ciências sociais, relacionados com os estudos arménios
Documentos
Estas bolsas pretendem contribuir para aprofundar os Estudos Arménios globalmente, apoiando estudantes e investigadores admitidos num mestrado ou doutoramento, ou pós-doutoramento, em universidades reconhecidas internacionalmente. Considera-se aqui o conceito de Estudos Arménios de forma abrangente, não se restringindo a “área de estudos”.
Para uma melhor compreensão e um conhecimento mais aprofundado dos desenvolvimentos recentes na Arménia, na região e sobre a diáspora, e no sentido de fortalecer a investigação aplicada, teórica e prática, em 2024 a Fundação privilegiará, com esta candidatura, numa primeira instância, propostas de investigação relacionadas com estes temas, indo de encontro ao seu posicionamento de privilegiar a investigação sobre temas da atualidade (i.e. pós-soviéticos).
Serão valorizados projetos de investigação de relevância política e utilidade prática sobretudo as seguintes disciplinas: ciência política/relações internacionais, sociologia, antropologia, história atual, psicologia social, direito internacional, direitos humanos, estudos sobre paz e conflitos, desenvolvimento internacional e estudos humanitários, diáspora, estudos sobre migrações e refugiados, estudos culturais e outras disciplinas com estas relacionadas.
Serão concedidas sete a dez bolsas para Estudos Arménios em 2024 constando os montantes anuais do respetivo regulamento.