Programas
A nossa abordagem
Promovemos o desenvolvimento de pessoas e organizações através da arte, ciência, educação e beneficência, no sentido de uma sociedade mais equitativa e sustentável.
Somos uma fundação internacional com programas e projetos inovadores. Apoiamos, através de subsídios e bolsas, instituições e organizações sociais em Portugal, Reino Unido e França, bem como nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e nas comunidades arménias em todo o mundo.
De modo a maximizar o nosso impacto, concentramos os nossos recursos e atividades onde há maior necessidade e onde melhor poderemos fazer a diferença, orientados pelas prioridades estratégicas globais da Fundação – Equidade e Sustentabilidade.
Desenvolvemos programas plurianuais focados em áreas de ação específicas: Acesso à Cultura, Acesso a Cuidados, Acesso à Educação, Clima e Oceano, Democracia e Sociedade Civil, Comunidades Arménias e Parcerias com África. Para cada uma destas áreas, selecionamos a combinação adequada de instrumentos filantrópicos, entre subsídios, bolsas, investimentos, abordagens proativas, concursos públicos, prémios, promoção de parcerias, defesa de causas e ação direta.
As nossas bolsas, orientadas para objetivos específicos, apostam na valorização do conhecimento e procuram contribuir para uma maior igualdade de acesso a oportunidades, incentivando intercâmbios internacionais.
Abordagem
A nossa atuação incorpora boas práticas internacionais em matéria de financiamento à sociedade civil, assentes nos pontos fortes e mais-valias da Fundação.
Pensamento a longo prazo
Estabelecemos objetivos a longo prazo, focando-nos na raiz dos problemas e investindo nos impulsionadores da mudança. Tal como a maioria das grandes fundações independentes, temos o privilégio de poder trabalhar com uma visão a longo prazo e procurar ter impacto para além dos ciclos políticos e das incertezas do mercado.
Impacto internacional
O desejo do nosso fundador era que a Fundação beneficiasse “toda a humanidade”. A nossa presença física em três países da costa ocidental da Europa e as relações de longa data com financiadores, nestes e noutros países, permitem-nos criar impacto a nível nacional e internacional.
Ação sistémica
Procuramos promover mudanças sistémicas nas áreas onde atuamos, reconhecendo a complexidade dos ecossistemas em que trabalhamos. Os sistemas – e os problemas e soluções a eles associados – tendem a atravessar fronteiras entre países e entre disciplinas tradicionais. Posicionamo-nos para agir de forma transversal, operando multidisciplinarmente e promovendo abordagens colaborativas e transectoriais na resolução de problemas.
Património cultural e científico
Temos o privilégio de contar com um Centro de Artes e um Centro de Ciência. Temos experiência em pôr em prática as nossas ideias, através de programas culturais e científicos. Reconhecemos a importância das artes e da ciência na melhoria das sociedades e da vida das pessoas, promovendo a convergência entre a cultura e do conhecimento.
Poder de convocação e parcerias
Temos um forte historial no que toca a reunir parceiros e trabalhar em estreita colaboração com comunidades nas geografias e áreas em que atuamos, juntamente com fundações de outros países, para partilhar experiências e aprendizagens. Isto permite-nos “pensar global, agir local”.
O que não fazemos
Para haver impacto, é necessário haver foco, e isso implica fazer escolhas difíceis. Não apoiamos iniciativas que estejam fora do âmbito das nossas áreas de atuação. Com estas páginas pretendemos que potenciais parceiros possam avaliar se, e como, as suas iniciativas se enquadram na nossa atividade.