Residência de Arte & Gastronomia «Eating Between Tides»
Financiamento para uma residência internacional de três meses destinada a projetos colaborativos focados em práticas alimentares sustentáveis e regenerativas.
CANDIDATURAS
Artistas e coletivos interessados em práticas alimentares sustentáveis e regenerativas. As candidaturas serão aceites apenas em inglês.
Documentos
RESULTADOS
Projeto colaborativo Lisbon Spice Rack, de Rain Wu desenvolvido em colaboração com Inês Neto dos Santos e Mariana Sanchez Salvador.
A residência Eating Between Tides apoia projetos colaborativos entre arte e gastronomia.
Procuramos pessoas e coletivos, de preferência com carreiras e formação em áreas disciplinares diversas, que explorem de forma crítica e que investiguem novas formas de comer flexíveis e sustentáveis, procurando uma abordagem regenerativa à alimentação em ambientes urbanos, em resposta às alterações climáticas e à poluição global, com incidência na bioregião do Mar da Palha (Rio Tejo), em Lisboa.
Esta iniciativa, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Lisboa, integra o projeto piloto Bauhaus of the Seas Sails, financiado pelo Programa Horizonte Europa.
Condições de elegibilidade
O projeto submetido deverá ter a duração de três meses e realizar-se entre 10 de setembro e 1 de dezembro de 2024. A candidatura deverá conter uma proposta calendarizada de plano de trabalho e metodologia.
Resultados esperados
Durante o período da residência, em 2024, a pessoa ou coletivo selecionado deverá:
Condições oferecidas
Como candidatar-se
Note que nem todos os locais de investigação estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Para informações sobre a acessibilidade e outros temas, contacte-nos através deste formulário.
Membros do Júri
O painel de júris é composto por dois membros independentes, André Magalhães e Filipa Ramos, para além de representantes das várias instituições parceiras, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o TBA21Thyssen-Bornemisza Art Contemporary e o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian.