Workshop de poesia e música eletrónica experimental

Slider de Eventos

PALAVRA E MÚSICA

Oficina de escrita poética e oficina de composição

O Workshop de Poesia e Música Eletrónica Experimental possibilitará aos seus inscritos um momento de aprofundamento e maturação do trabalho que têm vindo a desenvolver. Dividindo-se em dois grupos distintos de dez participantes, este workshop destina-se a todos os que já se iniciaram na escrita ou na composição e se interessam pela relação entre Música e Poesia.

Ao longo de quatro sessões, os participantes inscritos na oficina de escrita poética serão desafiados a trabalhar a partir de uma peça de um jovem compositor inscrito na oficina de composição, enquanto estes últimos receberão um desafio análogo, ou seja, serão convidados a compor a partir de um poema inscrito na oficina de escrita poética.

No final, todos os participantes são convidados a participar numa sessão pública para apresentação do resultado a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório 3, no dia 22 de julho, pelas 18:00.

 

Formador: Vasco Macedo (oficina de escrita poética)

Vasco Macedo é escritor e editor de poesia. Sendo licenciado e mestre pela Universidade Nova de Lisboa, estudou primeiro Ciência Política e Relações Internacionais e de seguida Estudos Portugueses onde conclui uma dissertação sobre Mário Cesariny. Atualmente é bolseiro da Fundação para Ciência e Tecnologia num projeto de investigação sobre Friedrich Nietzsche do Instituto de Filosofia da Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tendo sido programador de ciclos de sessões com fusão entre poesia e música eletrónica experimental como Babel’s Curse, Atrito e Terças de Poesia Clandestina, é ainda editor da revista literária Apócrifa – PLEC dedicada à divulgação de obras de jovens escritores.

Formador: Tomás Frazer (oficina de composição)

Tomás Larisch Frazer é um compositor Luso-Britânico. Licenciado na Universidade de York, estudou composição com Nicola LeFanu e Martin Suckling e ainda música experimental eletrónica com Ambrose Field. Como intérprete teve uma ligação muito próxima com o Chimera Ensemble, estreando peças na função de pianista e maestro. Já em Lisboa, estudou composição com Ivan Moody e canto lírico com Ana Paula Russo. Entre os seus projetos e pesquisas como compositor incluem-se incursões na “musique concerte”, instalações audiovisuais, peças musicais interativas e música de dança experimental. Entre os seus mais recentes projetos incluem-se pequenas peças para piano e uma peça para orquestra de cordas. 

 

Datas: 6, 11, 14 e 17 de julho
Horário: 18:30 às 22:00
Duração: 3 sessões de 3h30
Local: salas 1 e 4
Nº de participantes: 20 (10 por cada oficina)
Idade: 16 aos 30
Recomendações: Recomenda-se que os participantes tenham em consideração, na hora da submissão para o processo de escolha, que o material submetido poderá ser aproveitado com vista a que um outro participante trabalhe sobre ele.
Ao longo do workshop, pretende-se aprofundar e desenvolver uma criação, sendo expectável que durante o interregno das sessões os participantes consigam encontrar disponibilidade de tempo para apresentar alterações na sessão seguinte. O email utilizado durante a candidatura servirá de seguida para que os participantes possam ter acesso antes da primeira sessão às obras a partir das quais irão trabalhar. Até à véspera da primeira sessão, será possível ao candidato enviar um email com uma lista das obras com as quais prefira trabalhar.
Preço único: 5 Euros. A compra dos bilhetes far-se-á diretamente nas bilheteiras após comunicação por escrito de aceitação no Workshop.


 

A Fundação Calouste Gulbenkian (“FCG”) é a entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais no âmbito da iniciativa “PALAVRA E MÚSICA – Workshops”, garantindo que os mesmos são tratados de forma confidencial e adotando todas as medidas de segurança adequadas, bem como o cumprimento integral de todos os direitos dos titulares dos dados tratados, nos termos previstos na lei.

Os dados pessoais solicitados no presente formulário são os dados necessários para inscrição e consequente participação na iniciativa “PALAVRA E MÚSICA – Workshops”.
Em alguns casos, a FCG poderá solicitar o envio de um vídeo protagonizado pelo próprio candidato, o que implicará o tratamento dos respetivos dados de voz e imagem, conforme aplicável. A não submissão do vídeo poderá implicar a impossibilidade de participar “PALAVRA E MÚSICA – Workshops”. Os vídeos serão tratados para efeitos de apuramento e gestão da inscrição do participante e divulgação da iniciativa.

A FCG conservará os dados recolhidos pelo período de tempo necessário à organização e concretização da iniciativa “PALAVRA E MÚSICA – Workshops”, sendo os dados posteriormente eliminados, exceto se a FCG for obrigada por disposição legal a conservar os mesmos por um período superior.
Os dados poderão ser tratados diretamente pela FCG ou por entidades por si subcontratadas para o efeito, sendo que, neste caso, serão celebrados contratos com tais entidades, nos termos previstos na legislação aplicável. São-lhe garantidos os direitos de acesso, retificação, correção e limitação, bem como o apagamento e portabilidade dos seus dados. Poderá exercer estes direitos, bem como solicitar qualquer esclarecimento relativamente aos termos de tratamento dos seus dados, mediante envio de e-mail para [email protected]. Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, é-lhe garantido o direito a apresentar uma reclamação à CNPD ou a outra autoridade de controlo competente nos termos da lei, caso entenda que o tratamento dos seus dados pela FCG viola o regime legal em vigor. 

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.