Sessão dupla: “Cocina Aural” e “En mi piel”
Isto é PARTIS & Art for Change 2024
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianFilmes falados em Espanhol com legendas em Português. A conversa decorre em Espanhol com tradução simultânea para Português e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Com foco nas obras apresentadas, a conversa moderada pelo ator e encenador Marco Paiva (Terra Amarela) irá refletir sobre como as linguagens artísticas são desafiadas a reinventarem-se quando trabalham com corpos diversos e pessoas com deficiências. Participam na conversa Juan Manuel Aranda (diretor artístico Cocina Aural), Isidro Sánchez (realizador Cocina Aural), José Galan (diretor artístico Flamenco Inclusivo) e Lola García-Baquero (intérprete En mi piel).
Imagem © Agustín Rodriguez
Cocina Aural
Documentário / 19 min. / 2022 / Espanha
Cocina Aural é um projeto cultural que combina criação sonora e gastronomia, convidando pessoas com deficiência visual a explorar novas ferramentas e vias de expressão tendo a audição e a culinária como base de criação artística. Das experiências e receitas sonoras resultantes dos workshops feitos no âmbito do projeto, os participantes passam ao plano pessoal e doméstico, onde colocam em ação tudo o que aprenderam, sentindo-se livres para inovar e experimentar, envolvendo inclusivamente as suas famílias no processo.
Este documentário baseia-se na observação dos processos pessoais, reações e interações dos participantes ao longo dos workshops, para dar a conhecer o modo como esta experiência lhes ofereceu a descoberta de uma dimensão – a sonora – de outro ponto de vista, não como um mero guia, mas como material e conteúdo para explorar o seu dia a dia de uma forma diferente.
Cocina Aural foi um dos 19 projetos selecionados pela iniciativa Art for Change 2020, da Fundação “la Caixa” (Espanha). Implementado em Lucena (Córdoba, Espanha), conta com a participação de 15 pessoas de diferentes idades, contextos e localidades da região, e com diversos graus de deficiência visual (desde cegueira total até outros tipos de deficiência visual).
Através de uma série de workshops e de uma metodologia participativa, os integrantes do projeto criaram as suas próprias receitas sonoras, transformando a cozinha num laboratório de composição artística. As obras farão parte de um disco de vinil criado coletivamente (atualmente em produção), cujo formato, conteúdo e desenho também foram decisão dos participantes.
Cocina Aural procura dar visibilidade ao trabalho criativo das pessoas com deficiência visual, incentivar a sua participação como agentes criativos do tecido cultural local e quebrar estereótipos em torno do grupo.
En mi piel
Não ficção / 14 min. / 2022 / Espanha
Numa sociedade de corpos plurais e diversos, somos muitas vezes submetidos à tirania da homogeneização de parâmetros. Por oposição, o flamenco utiliza o poder subversivo da arte para dar poder a corpos diversos em palco. A deficiência deixa, assim, de ser uma limitação para passar a ser um ponto de partida criativo.
En mi piel é uma peça de vídeo-dança em formato de curta-metragem, realizada por pessoas com diferentes capacidades, que tem como objetivo tornar visíveis, em palco, corpos diversos.
Selecionada no âmbito da iniciativa Art for Change 2021, da Fundação “la Caixa” (Espanha), esta proposta inovadora de flamenco inclusivo faz parte de uma pesquisa coreográfica levada a cabo por José Galán, que explora novos movimentos corporais e passos de dança adaptados à diversidade de corpos e à velocidade da linguagem corporal de cada um, a fim de extrair o máximo potencial artístico desta dança autêntica.
Ficha técnica
Cocina Aural
Ideia original
Juan Manuel Aranda
Realização e Guião
Isidro Sánchez
Edição, mistura e desenho de som
Juan Cantizzani
Masterização de som
Elniñodelospeines – Studiofoodandsound
Montagem
Alfonso Camacho e Isidro Sánchez
Direção de fotografia
Isidro Sánchez
Direção de produção
Isabel Pérez Gálvez – la mitocondria
Produzido por
X 37 GRADOS NORTE S.L.
Apoio
Fundação “la Caixa”
Produção executiva
Iván Aguilera Jurado
Audio-descrição, tradução e legendagem
María de Ancos Rivera y David Hyam
Desenhado e organizado por
Coletivo Weekend Proms
Participantes do projeto Cocina Aural
Saray del Rocío, Marina Luque, Teresa Cobo, José Manuel Alcaide, Luz Contreras, Manuel Vigo, Vicente María, Loli Navarro, Juan Moreno, Verónica Priego, Alberto Algar, Javier Fernández, Lucía Jorge, Esteban Pulido, Araceli Ramírez
En mi piel
Intérpretes
Ángel Palomo Nuevo, Carlos González Llorca, Concha García Abad, Elena González Barragán, Fátima Fernández Moreno, Inmaculada Rodríguez Ruíz, Juanma Fernández Moreno, Leonor Delgado Conejo, Lola Garcia-Baquero Rodríguez, Lucía Gómez Vázquez, Lucía Utrilla de Noriega, Luisa López González, Manuel Pérez Sánchez, Maria Rodríguez, Marilu Bellido Escobar, Marta Ortega Angulo, Miguel Varela Alfaro, Miriam Rodríguez Domínguez, Mónica García Villarán, Pedro Peñalosa Durá, Pepa Polidoro Salcedo, Rocío Cuadrado Ramos, Olimpia Delgado Conejo
Direção artística, coreografia e textos
José Galán
Realização, montagem e guião
Sándor M. Salas
Direção de fotografia
Ana Cinta Alonso
Produção e comunicação
Anabella Hernández
Assistente de coreografia
Carmen Caro
Intérprete de Língua Gestual
Alicia Sánchez Márquez
Drone
Álvaro Pita
Making of
Agustín Rodriguez
Figurinos
María Infante
Confeção de vestuário
Triángulo textil polígono Sur
Maquilhagem e cabelos
Sonia Sánchez Carrizosa, Rosa Rodríguez Mellado
Poster
Luis Roldán Marín
Uma iniciativa
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.