Quatuor Van Kuijk
Festival Quartetos de Cordas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Nicolas Van Kuijk Violino
- Sylvain Favre-Bulle Violino
- Emmanuel François Viola
- Anthony Kondo Violoncelo
-
Quatuor Van Kuijk
Nicolas Van Kuijk Violino
Sylvain Favre-Bulle Violino
Emmanuel François Viola
François Robin ViolonceloDesde a sua constituição, em 2012, o Quatuor Van Kuijk tem vindo a afirmar-se nas principais salas de concertos e festivais, com destaque para a conquista de vários prémios: 1.º classificado, Prémio Beethoven e Prémio Haydn no Concurso Internacional de Quartetos de Cordas do Wigmore Hall (2015); 1.º classificado e Prémio do Público no Concurso Internacional de Música de Câmara de Trondheim. Foi nomeado BBC New Generation Artists (2015-2017) e laureado pela Academia do Festival d’Aix-en-Provence. Foram também selecionados ECHO Rising Stars para a temporada 2017-2018, tendo-se então estreado na Fundação Gulbenkian.
Para além dos concertos regulares em prestigiados palcos europeus, realiza digressões anuais na América do Norte. Em maio de 2020 regressa à Austrália para se estrear na Ópera de Sydney e no Melbourne Recital Centre e para cumprir uma residência no Festival Internacional de Música de Camberra.
O Quatuor Van Kuijk grava em exclusivo para a Alpha Classics, tendo o seu álbum de estreia, intitulado Mozart, recebido grandes elogios da cítica (Choc da revista Classica e Diapason Découverte). Em residência no Proquartet, em Paris, os seus membros estudaram com músicos dos quartetos Alban Berg, Artemis e Hagen. Anteriormente trabalharam com o Ysaÿe Quartet e com Günter Pichler na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid.
O Quatuor Van Kuijk é patrocinado pela Pirastro e pela SPEDIDAM e têm o apoio do Mécénat Musical Société Génerale.
Impressions Parisiennes
Seleção de mélodies francesas, originalmente transcritas para quarteto de cordas
Claude Debussy
Petite Suite, L.65
(arranjos de Emmanuel François)
Baptiste Trotignon
Ces messieurs: Francis
Francis Poulenc
Les Chemins de l’amour
Fancy
Fêtes galantes
(arr. de Jean-Christophe Masson)
Baptiste Trotignon
Ces messieurs: Gabriel
Gabriel Fauré
Après un rêve, op. 7, n.º 1
Les berceaux, op. 23 n.º 1
Mandoline, op. 58 n.º 1
(arr. de Gildas Guillon)
Baptiste Trotignon
Ces messieurs: Maurice
Maurice Ravel
Pavane pour une infante défunte
Baptiste Trotignon
Ces messieurs: Erik
Erik Satie
Je te veux
Baptiste Trotignon
Ces messieurs: Claude
— Intervalo de 20 min —
Felix Mendelssohn-Bartholdy
Quarteto para Cordas n.º 6, em Fá menor, op. 80
Programa de sala (PDF 470 KB)Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretarão um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.