Quatuor Danel
Festival dos Quartetos de Cordas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Marc Danel Violino
- Gilles Millet Violino
- Vlad Bogdanas Viola
- Yovan Markovitch Violoncelo
-
Quatuor Danel
O Quatuor Danel foi fundado em 1991 e celebra o seu 30.º aniversário ao longo da temporada 2021/22. A sua preenchida agenda inclui muitos concertos em importantes palcos a nível mundial, bem como gravações discográficas. Entre os seus parceiros musicais incluem-se grandes artistas como Leif Ove Andsnes, Alexander Melnikov, Clemens Hagen, Adrien La Marca, Quarteto Van Kuijk e Jean-Efflam Bavouzet.
Os músicos do quarteto ganharam fama pelas suas ousadas e empolgantes interpretações dos quartetos para cordas de Beethoven, Schubert, Chostakovitch e Weinberg. As vívidas e frescas abordagens do repertório tradicional para quarteto de cordas valeram-lhes os maiores elogios da crítica e o efusivo aplauso do público. As obras dos compositores russos ocupam um lugar especial no seu repertório, com destaque para a totalidade dos quartetos de Chostakovitch que o grupo gravou para a etiqueta Fuga Libera.
O Quatuor Danel foi o primeiro a gravar outro grande ciclo do séc. XX: os 17 quartetos para cordas de Mieczysław Weinberg, que apresentou integralmente em Manchester e Utrecht. Os ciclos de quartetos de Weinberg e Chostakovitch foram interpretados em palcos como a Philharmonie de Paris, o Muziekgebouw de Amesterdão, a Elbphilharmonie de Hamburgo, a Phillips Collection, em Washington, e ainda no Japão e em Taiwan, estando prevista nova apresentação no Wigmore Hall em 2023.
O envolvimento do Quatuor Danel com a educação é também um domínio importante da sua atividade. Os seus elementos são músicos residentes na Universidade de Manchester, instituição onde ensinam e mantêm uma tradição de colaboração com os musicólogos. Desde 2015, lecionam também com regularidade na Academia de Quartetos de Cordas dos Países Baixos, em Amesterdão.
As mais recentes gravações do Quatuor Danel incluem o Quinteto com Piano e o Quarteto para Cordas de César Franck e um álbum Tchaikovsky com os três quartetos para cordas e o sexteto Souvenir de Florence (CPO).
Sergei Prokofiev
Quarteto para Cordas n.º 1, em Si menor, op. 50
Mieczyslaw Weinberg
Quarteto para Cordas n.º 2, op. 3
— Intervalo de 20 min —
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Quarteto para Cordas n.º 3, em Mi bemol menor, op. 30
Programa de sala (PDF 470 KB)Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretarão um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.