Prometheus Unbound, de Meiro Koizumi

Slider de Eventos

A «Trilogia de Prometeu» (2019-2023) é uma reinterpretação poética em realidade virtual (RV) do mito grego pelo artista Meiro Koizumi. Em «Prometheus Unbound», os sonhos de jovens vietnamitas que trabalhavam no Japão durante a pandemia são sobrepostos a uma visão do futuro em que a humanidade se liberta do sofrimento físico.

Em Prometheus Unbound, a ansiedade dos jovens que não têm para onde ir é sublimada na ansiedade dos avatares, cativos entre a existência e a inexistência, acabando por manifestar-se como um pesadelo coletivo no espaço de RV.

Esta instalação em realidade virtual questiona o modo como visualizamos os seres humanos na sequência da experiência da pandemia. O público é convidado a experimentar uma visão pessimista na qual as pessoas, já sintonizadas no mundo digital, são tratadas como seres infra-humanos e presos num espaço de pesadelo entre a realidade e o virtual, entre a vida e a não-vida.

Embora a história seja contada apenas de forma abstrata, o público partilhará a sensação do fracasso e da tentativa desesperada de o ultrapassar. Esta visão sombria da nova humanidade é criada com a ajuda de um grupo de jovens trabalhadores vietnamitas no Japão, que ficaram presos entre sistemas e sem qualquer apoio social durante a pandemia, sendo tratados como não-humanos na estrutura social. Os pesadelos narrados por estes trabalhadores são sobrepostos à ansiedade do fracasso tecnológico.

Prometheus Unbound aborda estes temas de uma perspetiva social e, apesar do título, a verdadeira emancipação não acontece nesta parte da trilogia. Aqui, Koizumi concentra-se em trazer uma dimensão humana de volta aos avatares, entretanto reduzidos ao estatuto de meras imagens.

Cada pessoa poderá mergulhar na experiência de realidade virtual de forma independente através de óculos RV. Seis pessoas podem experimentar a obra ao mesmo tempo. 

O artista Meiro Koizumi traz também a Lisboa outra parte desta trilogia – Prometheus The Fire-Bringer, apresentada no Jardim. Pode adquirir um passe que inclui as duas partes da trilogia por 10€ nas bilheteiras físicas. 

Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa

Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais


Biografias


Ficha técnica

Imagem principal

Prometheus Unbound, no Theater der Welt, 2023. Foto: Meiro Koizumi

Conceito, gravação e edição de som, e realização

Meiro Koizumi

Intérpretes

Aoani Salvaterra, Le Thi Le Thuy, Manh Tuong Tran, Minh Nguyen, Nguyen Hong Quan, Phuong Anh Nguyen

Produção de RV

A440 Inc.

Direção de RV

Tsuyoshi Nomura

Efeitos de RV

Katsuya Taniguchi (Rhino Studios)

Diretora de cena

Marie Moriyama

Diretora de produção

Sayuri Fujii

Curadora

Chiaki Soma

Co-curador

Fumihiko Sumitomo

Produção

Theater Commons Tokyo, A440 Inc., Museu de Arte de Ulsan

Cooperação

Dinh The Trung, Bui Thi Dongng

Produção para as apresentações em Lisboa

Direção técnica

So Ozaki

Direção de cena

Marie Moriyama

Direção de RV

Ichiro Awazu

Direção de produção

Sayuri Fujii

Gestão da Digressão

Sachi Abe

Produção

bench Co.

Cooperação

MUJIN-TO Production, Arts Commons Tokyo, Galeria Annet Gelink

Apoio

Agency for Cultural Affairs, Governo do Japão, através do Japan Arts Council

Agradecimento

Teatro Nacional D. Maria II

Apoio

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.