Prometheus the Fire-Bringer, de Meiro Koizumi
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Jardim GulbenkianSessões contínuas de 27 minutos. Última entrada às 17:30. Pode adquirir um passe que inclui as duas partes da trilogia por 10€ nas bilheteiras físicas.
Quando os seres humanos transplantam com sucesso células da retina de uma borboleta na retina humana, adquirem a capacidade de ver a luz como as borboletas o faziam. O mundo inteiro passa a ser definido por novas luzes e novas sombras, o que revoluciona a experiência de ser das pessoas e as transforma profundamente.
Imerso na experiência de RV de Koizumi, que esbate os contornos do corpo, o público é levado a sentir que faz parte de um corpo coletivo constituído por muitos outros corpos e experimenta um conto de transformação do que significa ser humano.
Trata-se de um processo em curso de grandes transformações do nosso instinto desencadeadas pelas tecnologias. A imagem do fogo trazido por Prometeu representa a força da civilização humana e o progresso tecnológico.
Hoje, o desafio da arte é criar um outro tipo de imagem do fogo e da tecnologia. Prometheus the Fire-Bringer procura semear pequenas sementes de imaginação no nosso inconsciente, para transformar a agressividade do instinto humano numa natureza mais suave e, em última análise, criar melhores pós-humanos.
Cada pessoa poderá mergulhar na experiência de realidade virtual de forma independente através de óculos RV. Seis pessoas podem experimentar a obra ao mesmo tempo.
O artista Meiro Koizumi traz também a Lisboa outra parte desta trilogia – Prometheus Unbound –, apresentada no Estúdio. Pode adquirir um passe que inclui as duas partes da trilogia por 10€ nas bilheteiras físicas.
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Biografias
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Meiro Koizumi
Meiro Koizumi (Gunma, Japão, 1976) é um artista que mistura realidade e ficção em vídeos experimentais e performances que exploram as relações entre o Estado, o coletivo e o indivíduo, bem como o corpo humano e as suas emoções. Nos últimos anos, tem apresentado numerosos trabalhos que incorporam a tecnologia AR/VR em performances que questionam o futuro da humanidade. As suas obras foram apresentadas em numerosas bienais e museus e fazem parte de coleções públicas em todo o mundo. Koizumi frequentou o Chelsea College of Art and Design, em Londres (1999-2002), bem como a Rijksakademie van Beeldende Kunsten, em Amesterdão (2005-2006).
Ficha técnica
Apoio
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