Pensar Siza Vieira
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianO evento decorre em português e em inglês, com tradução simultânea. Será transmitido em direto e estará disponível nesta página.
Referência da arquitetura e do urbanismo mundiais, a obra de Álvaro Siza Vieira é analisada por cinco arquitetos de reputação internacional em duas conversas moderadas pelo curador da exposição Carlos Quintáns.
Partindo da exposição Siza, que reúne material original dos arquivos do arquiteto e de outros acervos internacionais, Jan De Vylder , Juan Domingo Santos, Maruša Zorec, Nuno Grande e Paula Santos irão debater diferentes aspetos da obra de Siza, de longe e de perto, e falar sobre o contacto contínuo com a obra do arquiteto ao longo dos seus próprios percursos.
Imagem: Vista da exposição «Siza» © Juan Rodríguez
Oradores
-
Carlos Quintáns
Carlos Quintáns (Muxía, 1962) é arquiteto. É formado pela Escola Técnica Superior de Arquitetura da Corunha, onde é professor desde 1990. Recebeu vários prémios internacionais, incluindo um Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2016 e o prémio Arquiteto do Ano (CSCAE) em 2017. Foi comissário de diversas exposições de arquitetura.
-
Jan de Vylder
Jan De Vylder (Gante, 1968) é arquiteto. Realizou diversos projetos na Bélgica e no estrangeiro e o seu trabalho foi exposto em várias galerias, como a MANIERA (Bélgica), a FRIEDMAN BENDA (Estados Unidos), e a TOTO MA (Japão). Participou nas bienais de Veneza (2010, 2014, 2016, 2018), Chicago (2014, 2016), Lisboa (2019) e São Paulo (2019), tendo recebido inúmeros prémios internacionais.
-
Juan Domingo Santos
Juan Domingo Santos (Granada, 1961) é arquiteto e professor de Projetos na Escola técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Granada. Foi coautor, com Siza Veira, do projeto Alhambra. Deu aulas em diversas universidades internacionais, em Lausanne, Lisboa, Cottbus, Dresden, Quito, Nova Iorque, Guadalajara, Dublin, Munique, Navarra, Barcelona e Madrid.
-
Maruša Zorec
Maruša Zorec (Eslovénia, 1965) é arquiteta. Estudou na Faculdade de Arquitetura de Liubliana, onde dá aulas desde 1993. Trabalha sobretudo na Eslovénia. Entre os seus projetos destaca-se a instalação Unveiling the Hidden, na Bienal de Veneza (2018). É autora das publicações Slovene Modern Architecture Buildings 1945-1970, evidenca.org, 2000; Oton Jugovec, Architect, 2001; Odstiranja, 2018.
-
Nuno Grande
Nuno Grande (Luanda, 1966) é arquiteto. É licenciado em Arquitetura pela Universidade do Porto (1992) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2009), onde dá atualmente aulas. Como curador e programador organizou exposições sobre arquitetura portuguesa em Portugal, no Brasil, em Itália e em França. É autor e editor de diferentes publicações no âmbito da cultura arquitetónica e da cultura urbana no contexto português.
-
Paula Santos
Paula Santos (Águeda, 1961) é arquiteta. Licenciada pela Universidade de Porto (1986) e doutorada no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2019), foi professora em várias escolas e universidades. Em 1999 foi agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito pela sua participação na Expo’98. Recebeu diversos prémios de arquitetura e é autora de várias publicações especializadas.
Programa
17:00 / Siza: de fora
18:30 / Siza: de dentro
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.