Os 60 Anos do Plano de Edições
Com Guilherme d’Oliveira Martins e Rui Vieira Nery
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 2 Fundação Calouste GulbenkianA 28 de março de 1962, a Fundação Calouste Gulbenkian deliberou criar um Plano de Edições que tornaria acessíveis ao público português obras nacionais e estrangeiras representativas do pensamento científico, tecnológico e humanístico.
Para celebrar os seus 60 anos, será realizada uma conversa com Guilherme d’Oliveira Martins e Rui Vieira Nery, que lançará um olhar retrospetivo sobre esse contributo da Fundação para a vida cultural e o conjunto das obras publicadas ao longo das últimas seis décadas.
Oradores
-
Guilherme d’Oliveira Martins
Guilherme d’Oliveira Martins é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura. Foi Deputado e Ministro da Educação, Presidência e Finanças. Doutor honoris causa pela Universidade Lusíada, pela Universidade Aberta e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).
-
Rui Vieira Nery
Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980) e Doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), é presentemente Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro, bem como Consultor do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Como musicólogo e historiador cultural, é autor de largo número de livros e artigos sobre Música erudita portuguesa no período do Antigo Regime e sobre Música Popular urbana, editados tanto em Portugal como no estrangeiro. Exerce também uma atividade intensa como conferencista, no plano nacional como em vários países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Desempenhou, entre outras, as funções de Secretário de Estado da Cultura e de Presidente da Comissão Científica da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).