Ontem, hoje e amanhã
Apresentação do arquivo digital dos Papéis da Prisão de Luandino Vieira
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianDurante os 12 anos de cárcere, José Luandino Vieira escreveu grande parte da sua obra ficcional e coligiu 17 cadernos compostos por anotações diarísticas, correspondência, postais e desenhos, cancioneiros populares, esboços literários e exercícios de tradução, ditos e textos em quimbundo, recortes jornalísticos e apontamentos, num total de 2000 frágeis folhas manuscritas, conservadas inéditas ao longo de 50 anos. Em 2015 este acervo foi publicado sob o título Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971) (Leya-Caminho), com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
Organizado e realizado por Margarida Calafate Ribeiro, Roberto Vecchi, Mónica V. Silva, Helena Rebelo e Nuno Simão Gonçalves, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, o acervo digital dos Papéis da Prisão é agora disponibilizado ao público.
José Luandino Vieira é um escritor angolano, que pela sua atividade política contra o colonialismo português foi preso logo no início das lutas pela independência de Angola. De 1961 a 1964 cumpriu pena em várias cadeias na cidade de Luanda e em 1964 foi enviado para o Campo de Trabalho de Chão Bom, Tarrafal, Cabo Verde, onde permaneceu até 1972, sendo posteriormente transferido para Lisboa em regime de residência fixa até 1974.
No dia deste evento, o livro Papéis da Prisão estará à venda pela editora Caminho-LeYa e haverá sessão de autógrafos após a sessão.
Imagem: Capas de Cadernos dos Papéis da Prisão de José Luandino Vieira (acervo digital)
Oradores
-
Margarida Calafate Ribeiro
Investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É desde 2007 coordenadora, com Roberto Vecchi da Cátedra Camões-UNIBO Eduardo Lourenço. Participou com Roberto Vecchi e Mónica V. Silva na organização do volume Papéis da Prisão. Apontamentos, Diário, Correspondência (1962-1971), Caminho, 2015.
-
Nuno Simão Gonçalves
Arquiteto e doutorando em Patrimónios de Influência Portuguesa, Centro de Estudos Sociais e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Tem em curso uma tese de doutoramento sobre a evolução urbana da capital de Moçambique (1892-1992). É o responsável técnico do acervo digital Papéis da Prisão de José Luandino Vieira, com Helena Rebelo.
-
Roberto Vecchi
Professor catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira e de História da cultura portuguesa na Universidade de Bolonha. É desde 2007 coordenador, com Margarida Calafate Ribeiro, da Cátedra Camões-UNIBO Eduardo Lourenço. Participou com Margarida Calafate Ribeiro e Mónica V. Silva na organização do volume Papéis da Prisão. Apontamentos, Diário, Correspondência (1962-1971), Caminho, 2015.
-
Sandra Inês Cruz
Jornalista, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e doutoranda em Pós Colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem em curso uma tese de doutoramento sobre o Tarrafal enquanto lugar de silenciamento.
Programa
18:00 / Abertura
Guilherme d’Oliveira Martins
18:10 / Apresentação da sessão
Margarida Calafate Ribeiro
18:15 / Apresentação do acervo digital “Papéis da Prisão”, de José Luandino Vieira
Margarida Calafate Ribeiro – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Nuno Simão Gonçalves – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
18:45 / Conversa
José Luandino Vieira
Roberto Vecchi – Universidade de Bolonha
19:05 / Apresentação e exibição de excerto de documentário sobre José Luandino Vieira
Sandra Inês Cruz – Jornalista e Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.