O Renascimento Nacional Arménio no Século XIX e a Construção da Nação ao Estilo Soviético no Século XX
Ciclo de Seminários de Estudos Arménios
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianEsta palestra, por Razmik Panossian, analisa a construção da identidade nacional arménia moderna nos séculos XIX e XX. Embora se centre na política e na história, também examina os aspetos culturais e sociais. Em muitos aspetos, a “construção” da identidade nacional arménia foi bastante diferente de processos semelhantes que estavam a ocorrer em vários países europeus: foi largamente baseada na diáspora e não no Estado. Numa palavra, era “multilocal”.
No século XX, após o genocídio do Império Otomano em 1915 e a sovietização da Arménia russa no final de 1920, prosseguiram dois processos paralelos de construção da identidade. Um deles enraizou-se em várias comunidades da diáspora, enquanto o outro teve lugar no contexto da ideologia comunista dominante da República Socialista Soviética Arménia na URSS. Só com o colapso da União Soviética é que estes dois processos se encontraram verdadeiramente frente a frente.
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Centro de História da Universidade de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço das Comunidades Arménias) e a Associação de Amizade Portugal-Arménia associaram-se para oferecer um ciclo de cinco conferências quinzenais sobre o povo arménio. Esta é a primeira iniciativa do género em Portugal. As palestras, proferidas em inglês por especialistas internacionais, apresentam a rica história e cultura dos arménios, um dos povos mais antigos do mundo, à comunidade académica em Portugal, bem como ao público interessado.
Oradores
-
Razmik Panossian
Diretor do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian. Lecionou cursos sobre nacionalismo, conflitos étnicos, transição pós-soviética e democratização. Obteve o seu doutoramento na London School of Economics and Political Science em 2000. Foi também consultor do PNUD em Nova Iorque.
É autor do livro aclamado pela crítica, The Armenians: From Kings and Priests to Merchants and Commissars (Columbia UP e Hurst, 2006) e de várias outras publicações académicas sobre a identidade, o nacionalismo, a política e a diáspora arménios. Foi diretor de programas de uma agência governamental canadiana em Montreal, dedicada à promoção internacional dos direitos humanos e ao desenvolvimento democrático.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.