Monrovia, Indiana (2018)
Frederick Wiseman
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianFilme legendado em português
No rescaldo das eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos da América, que levaram à vitória de Donald Trump, o documentário mostra a pequena cidade rural de Monrovia, no estado do Indiana, ilustrando de que forma valores como o serviço comunitário, o dever, a vida espiritual, a generosidade e a autenticidade são formados e experienciados.
Monrovia, Indiana dá-nos uma visão complexa do interior dos EUA e permite compreender um modo de vida conservador cuja influência e força nem sempre foram reconhecidas ou compreendidas nas grandes cidades americanas, bem como avaliar o seu impacto no panorama legislativo do país.
Há seis décadas que Frederick Wiseman documenta as instituições americanas (as escolas, os hospitais, o exército, os tribunais), num estilo «imersivo», detalhado, sem comentário autoral, o que não significa de todo sem ponto de vista. No caso de Monrovia, Indiana, de 2018, pode dizer-se que é uma visita à «América profunda» que elegeu Trump.
O olhar de Wiseman evita a caricatura (não anda certamente à procura dos «deploráveis», que são, no fim de contas, cidadãos como os outros), encontrando numa localidade rural do Indiana muitas virtudes comunitárias, além das frustrações que provocaram um grande terramoto político nas eleições de 2016.
Pedro Mexia
Os Homens do Presidente
Este evento faz parte do ciclo de cinema «Os Homens do Presidente», a decorrer entre outubro e dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian. Saber mais
Ficha técnica
Realização
Frederick Wiseman
Duração
143 minutos
Género
Documentário
Imagem
Still do filme Monrovia, Indiana
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.