Lucas Debargue
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- 20,00 € – 39,00 €
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Lucas Debargue
Piano
O pianista francês Lucas Debargue revelou-se ao grande público no 15.º Concurso Internacional Tchaikovsky, realizado em Moscovo em junho de 2015. Embora terminando em 4.º lugar, foi o único candidato a receber o cobiçado Moscow Music Critic's Prize, sendo então considerado o pianista “cuja visão artística e liberdade criativa impressionaram os críticos e o público”. Após este auspicioso início, foi sendo sucessivamente convidado a tocar a solo e a colaborar com importantes orquestras, apresentando-se em prestigiados palcos como o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, o Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Théâtre des Champs-Élysées, a Salle Gaveau e a Philharmonie de Paris, o Conservatório de Milão, o Wigmore Hall e o Royal Festival Hall de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão, o Prinzregentstheater de Munique, a Philharmonie de Berlim, o Konzerthuset de Estocolmo ou o Carnegie Hall de Nova Iorque, sob a direção de maestros como V. Gergiev, A. Boreyko, M. Pletnev, V. Spivakov, Y. Sado e T. Sokhiev.
Lucas Debargue nasceu em 1990 e começou a estudar piano aos onze anos. Em paralelo com a exploração do repertório pianístico, diplomou-se em Literatura pela Universidade Diderot Paris VII, tendo também concluído uma pós-graduação em Arte. Aos vinte anos surgiu a oportunidade de ingressar na classe da professora Rena Shereshevskaya, na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, o que viria a determinar a sua decisão de se tornar pianista profissional. Em 2014 venceu o 9.º Concurso Internacional de Piano Gaillard (França) e em 2016 obteve o Diplome Superieur de Concertiste e um Prémio Especial Cortot.
Músico dotado de grande curiosidade e deslumbrante poder de comunicação, Lucas Debargue enriquece a sua inspiração com a literatura, a pintura ou o cinema, desenvolvendo uma visão musical muito pessoal. Para além da interpretação das obras consagradas do repertório pianístico, toca também peças de compositores menos conhecidos como Nikolai Medtner, Nikolai Roslavets ou Milosz Magin, e também as suas próprias composições. Gravou cinco álbuns para a Sony Classical com obras de J. S. Bach, Beethoven, Schubert, Chopin, Liszt, Ravel, Medtner and Szymanowski. Em 2017 recebeu o prestigioso prémio alemão ECHO Klassik.
Gabriel Fauré
Ludwig van Beethoven
Fryderyk Chopin
Gabriel Fauré
Ludwig van Beethoven
Fryderyk Chopin
No ano em que assinala o centenário da morte do compositor francês Gabriel Fauré, Lucas Debargue, uma das maiores revelações pianísticas da última década, mergulhou a fundo na obra do seu conterrâneo e gravou uma integral da escrita de Fauré para piano. Este monumental projeto, garante Debargue, transformou para sempre a sua vida “como pessoa e como músico”. Neste aguardado regresso à Gulbenkian Música, o pianista que diz inspirar-se na literatura, na pintura, no cinema e no jazz, promove um diálogo entre Fauré, Beethoven e Chopin.
Mecenas Ciclo de Piano
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.