Jakub Józef Orliński / Il pomo d'oro
Beyond
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Contratenor
-
Il Pomo d’Oro
A orquestra Il pomo d'oro foi fundada em 2012. É caracterizada por uma interpretação autêntica e dinâmica de ópera e obras instrumentais do Barroco e do Classicismo. Os seus músicos são especialistas no domínio da interpretação histórica em instrumentos de época. Até agora, o agrupamento trabalhou com os maestros Riccardo Minasi, Maxim Emelyanychev, Stefano Montanari, George Petrou, Enrico Onofri e Francesco Corti. A concertino Zefira Valova lidera a orquestra em vários projetos. Maxim Emelyanychev é o maestro principal desde 2016. Francesco Corti é o maestro convidado principal desde 2019.
A orquestra Il pomo d'oro atua em muitos dos principais palcos da Europa, tendo-se também apresentado com regularidade nas temporadas Gulbenkian Música desde 2015. Depois do grande sucesso do projeto In War & Peace, com Joyce DiDonato, em 2020/21 Il pomo d’oro e Maxim Emelyanychev apresentam o programa My Favorite Things, com a meio-soprano norte-americana.
A discografia de Il pomo d'oro inclui várias gravações de óperas de Händel, Leonardo Vinci e Alessandro Stradella e colaborações com os contratenores Jakub Orliński, Franco Fagioli, Max Emanuel Cencic e Xavier Sabata, as meios-sopranos Ann Hallenberg e Joyce DiDonato e as sopranos Francesca Aspromonte e Emöke Barath. Os álbuns instrumentais incluem gravações de concertos para violino e para cravo de J. Haydn, bem como um álbum de violoncelo com Edgar Moreau que recebeu um prémio Echo Klassik em 2016. Em 2019, os álbuns Anima Sacra, com Jakub Orliński, e Voglio Cantar, com Emöke Barath, receberam prémios Opus-Klassik. A gravação de Serse, de Händel, foi distinguida com o prémio italiano Abbiato del Disco. Em 2018, a gravação da ópera La Doriclea, de A. Stradella, recebeu o importante prémio alemão Preis der Deutschen Schallplattenkritik. O CD Virtuosissimo, com Dmitry Sinkovsky, lançado em 2019, recebeu o Diapason d’Or.
O nome da orquestra refere-se ao título de uma ópera de Antonio Cesti, composta para o casamento do Imperador Leopold I da Áustria com Margarita Teresa de Espanha, em Viena, em 1666. A ópera constituiu a parte final de uma celebração imperial de grande esplendor que incluiu impressionantes efeitos especiais. Il pomo d’oro foi provavelmente a mais excessiva e dispendiosa produção operática na então curta história da ópera.
-
Jakub Józef Orliński
Contratenor
O contratenor polaco Jakub Józef Orliński é um dos mais aclamados artistas da sua geração. Ao longo da última década, afirmou-se definitivamente nos domínios da ópera e do repertório de concerto, bem como em muito elogiadas e premiadas gravações. Na Europa e nas Américas, os seus concertos e recitais têm cativado as novas gerações para a arte do canto lírico. Estudou na Universidade de Música Fryderyk Chopin e na Juilliard School de Nova Iorque. Artista exclusivo da Warner Classics/Erato, recebeu o prestigioso prémio Opus Klassik para “Cantor do Ano” (2023), pela gravação intitulada Farwell, com o pianista Michał Biel. Ao longo da presente temporada, o seu novo álbum Beyond, lançado em outubro de 2023, realiza uma digressão mundial com a orquestra Il pomo d’oro. Orliński recebeu outros importantes prémios internacionais, incluindo o Gramophone Classical Music Award (2019), o International Opera Award (2021) e o International Classical Music Award (2022).
Os destaques da temporada 2023-24 incluem 25 datas para a digressão do novo álbum no outono, e uma digressão americana na primavera. Orliński regressará também aos palcos de ópera, nomeadamente ao Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, numa nova produção de L’Olimpiade de Vivaldi. Com o seu parceiro musical de longa data, o pianista Michał Biel, realizará uma digressão de recitais por toda a Europa.
A temporada 2022-23 incluiu uma produção de Robert Carson de Orfeu e Eurídice de Gluck, no Théâtre des Champs-Élysées, seguindo-se a estreia do cantor na Ópera de San Francisco, numa nova produção da mesma ópera por Matthew Ozawa. Com a orquestra Il pomo d’oro, interpretou o papel principal de Tolomeo, re d’Egitto, de Händel, numa digressão europeia, incluindo o Teatro Real de Madrid e também Paris. Fora dos palcos, o público teve a oportunidade de assistir ao documentário sobre o cantor, Music for a while, lançado na primavera no canal Arte e que atingiu um recorde de visualizações.
Claudio Monteverdi
L’incoronazione di Poppea: “E pur io torno qui”
Voglio di vita uscir
Biagio Marini
Passacalio de Per ogni sorte di strumento musicale, op. 22
Giulio Caccini
Le nuove musiche: “Amarilli, mia bella”
Girolamo Frescobaldi
Arie musicali (Livro 1): “Così mi disprezzate”
Johann Caspar Kerll
Sonata para dois Violinos, em Fá maior
Barbara Strozzi
Cantate, ariette e duetti, op. 2: “L’amante consolato”
Francesco Cavalli
Pompeo Magno: “Incomprensibil nume”
Carlo Pallavicino
Demetrio: “Sinfonia”
Giovanni Cesare Netti
La Filli: “Misero core”… “Si, si, si scioglia si”… “Dolcissime catene”
Antonio Sartorio
Antonino e Pompeiano: “La certezza di tua fede”
Giovanni Cesare Netti
L’Adamiro: “Quanto più la donna invecchia”
L’Adamiro: “Son vecchia, patienza”
Adam Jarzebski
Canzoni e concerti: “Tamburetta”
Sebastiano Moratelli
La Faretra smarrita: “Lungi dai nostri cor”
Programa de sala (PDF 347 KB)Presença regular na Gulbenkian Música, Il pomo d’oro reforça, em cada atuação, a justa e meteórica reputação que construiu, nos últimos dez anos, enquanto ensemble dedicado às interpretações historicamente informadas. Depois de, em 2022, se ter dedicado a celebrar a primeira década de atividade, revisitando algum do seu reportório nuclear, aprofunda agora a sua relação com o contratenor polaco Jakub Józef Orliński, um dos grandes valores do canto revelado em tempos recentes, através do seu projeto Beyond, especialmente dedicado aos alvores do barroco italiano.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.