Inteligência Artificial: Que Humanidade?
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianEste evento será também transmitido em direto nesta página e no Facebook.
Desenvolvimentos recentes nas áreas da inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática estão a revolucionar a economia e a sociedade. Os sistemas baseados em IA têm inúmeras aplicações em marketing, vendas, saúde, finanças, educação, transporte, logística e até mesmo em investigação científica.
Num futuro próximo, os sistemas baseados em IA poderão substituir uma fração significativa de trabalhadores em muitos trabalhos e funções. A aprendizagem profunda, a tecnologia que está no centro dos recentes desenvolvimentos de IA, permite que os computadores aprendam com os dados e com a experiência, abrindo o caminho para mudanças ainda mais radicais na forma como interagimos com as máquinas.
Arquiteturas recentes, incluindo redes neuronais convolucionais e transformadores, ampliaram muito o alcance das técnicas de aprendizagem profunda e tornaram essa tecnologia diretamente aplicável a muitas áreas. Sofisticados modelos de linguagem, como o ChatGPT e GPT-4, entre outros, trouxeram este tópico para o centro da atenção pública e terão muitos impactos económicos, sociais e filosóficos.
Num futuro próximo estes desenvolvimentos podem mesmo abrir a porta para a criação de inteligência artificial geral, levando ao aparecimento de mentes digitais, sistemas tão inteligentes, poderosos, flexíveis e até mesmo tão conscientes como os seres humanos. Quais serão as consequências para o futuro da Humanidade?
Programa
17:00 / Abertura
António Feijó – Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
17:10 / Modelos de linguagem: tecnologias, aplicações e desafios
Arlindo Oliveira – Professor do Instituto Superior Técnico e presidente do INESC
17:30 / Mesa-Redonda
Isabel Trancoso – Professora catedrática aposentada do Instituto Superior Técnico e investigadora do INESC-ID
Miguel Portela – Professor de Economia na Universidade do Minho
Paulo Dimas – Vice-presidente de inovação na Unbabel
Sofia Ranchordás – Professora catedrática de Direito Administrativo na Universidade de Tilburg, nos Países Baixos, e professora de Direito Público, Inovação e Sustentabilidade na LUISS, em Itália
Moderador: Miguel Poiares Maduro – Professor da cátedra Vieira de Almeida na Universidade Católica Portuguesa
19:00 / Encerramento
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.