Histórias difíceis, legados difíceis

Como ensinar e falar sobre escravatura e comércio transatlântico de escravos

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Esta formação teórico-prática de uma semana tem como objetivo formar professores, mediadores de museus e outros profissionais da área educativa na abordagem de histórias difíceis, tais como o tráfico transatlântico de escravos. Focando-se na apresentação de elementos históricos que contextualizam o papel de Portugal no comércio de escravos, esta formação destaca os importantes legados desse comércio, desconstruindo alguns preconceitos ainda enraizados na memória pública portuguesa.

Criada e ministrada pelo Slave Wrecks Project (projeto dedicado à investigação da história da escravatura, tráfico de escravos e seus legados) em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, esta formação terá a participação de académicos portugueses e norte-americanos cujo trabalho se tem destacado pela investigação deste tópico e respetivas abordagens pedagógicas, de forma inclusiva e equitativa.

A formação contará com workshops dirigidos pela coordenação técnica do curso e académicos convidados, destinados a refletir sobre os atuais programas escolares, e apresentar abordagens alternativas com base em histórias específicas de pessoas escravizadas, lugares, comerciantes, e navios, com a intenção de humanizar e materializar essas histórias.

A formação incluirá também uma visita ao Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa e outros espaços públicos de Lisboa para identificar e refletir em conjunto sobre a visibilidade ou invisibilidade da história da escravidão na memória pública e nos seus espaços.

Adicionalmente, o curso contará com uma formação de um dia em Storymaps (ArcGIS), ministrada pela ESRI, com o principal objetivo de fornecer aos professores ferramentas e técnicas pedagógicas que poderão depois ser utilizadas nas salas de aula.

Cada semana de formação terminará com uma conversa aberta ao público (5 e 11 de julho), no auditório 3, onde participarão os académicos convidados.

O curso destina-se especialmente a professores de História do ensino básico – do 5.º ao 9.º anos de escolaridade. No entanto, professores de outras disciplinas e níveis de ensino podem participar, assim como profissionais das áreas pedagógicas de museus. Tem a duração de 1 semana, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, com intervalo das 13:00 às 14:30.

Será lecionado maioritariamente em português (PT), com duas sessões em inglês (EN) com tradução simultânea. O bilhete do curso inclui a formação em Storymaps e entrada nos museus. Os participantes devem assegurar a deslocação e refeições.

Esta formação é apoiada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, e tem a colaboração do Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa, e do Museu de Lisboa.

Este curso é creditado através do Centro de Formação Prof. João Soares.


Biografias


Programa

01 jul / 10:00 – 17:30

Apresentação dos formadores e formandos (em português)
Apresentação do curso e respectivos módulos (em português)
Workshop com coleção do Museu Gulbenkian e peça de arte do CAM (em português)

02 jul / 10:00 – 17:30

Formação em Storymaps – ESRI (em português)

03 jul / 10:00 – 17:30

Workshop de materiais de leitura: mitos e invisibilidades da história de Portugal (em português)
Raquel Machaqueiro
Roteiros dos lugares invisíveis da escravatura em Lisboa (em português)
David Felismino – Museu de Lisboa
Ensino da história e materiais escolares (em português)
Víctor Barros

04 jul / 10:00 – 17:30

Workshop de materiais de leitura: abordagens possíveis a uma história (em português)
Raquel Machaqueiro
Ensino da história da escravatura e do tráfico de escravos nos EUA: perspectiva comparativa (em inglês)
Daina Berry

05 jul / 10:00 – 17:30

Visita ao MUHNAC: coleções difíceis e descolonização museológica (em português)
Discussão sobre conclusões da visita ao MUHNAC
Comentários finais e calendarização de trabalhos de grupo finais (em português)
Raquel Machaqueiro
Palestra pública (em português e inglês)
Víctor Barros e Daina Berry

06 jul / 10:00 – 17:30

11:00 – 13:00, Visita Destino Lisboa. Os Lugares Invisíveis da Escravatura
Ana Margarida Campos e Ana Paula Antunes – Museu de Lisboa
Torreão Poente, Praça do Comércio – Museu de Lisboa (em português)
Ana Margarida Campos e Ana Paula Antunes – Museu de Lisboa

08 jul / 10:00 – 17:30

Apresentação dos formadores e formandos (em português)
Apresentação do curso e respectivos módulos (em português)
Workshop com coleção do Museu Gulbenkian e peça de arte do CAM (em português)

09 jul / 10:00 – 17:30

Formação em Storymaps – ESRI (em português)

10 jul / 10:00 – 17:30

Ensino da história da escravatura e do tráfico de escravos nos EUA: perspectiva comparativa (em inglês)
Candra Flanagan
Ensino da história e materiais escolares (em português)
Cristina Roldão

11 jul / 10:00 – 17:30

Workshop de materiais de leitura: mitos e invisibilidades da história de Portugal (em português)
Raquel Machaqueiro
Roteiros dos lugares invisíveis da escravatura em Lisboa (em português)
David Felismino – Museu de Lisboa
Workshop de materiais de leitura: abordagens possíveis a uma história difícil (em português)
Raquel Machaqueiro

12 jul / 10:00 – 17:30

Visita ao MUHNAC: coleções difíceis e descolonização museológica (em português)
Discussão sobre conclusões da visita ao MUHNAC
Comentários finais e calendarização de trabalhos de grupo finais (em português)
Raquel Machaqueiro

13 jul / 10:00 – 17:30

11:00 – 13:00 / Visita Destino Lisboa. Os Lugares Invisíveis da Escravatura (em português)
Ana Margarida Campos e Ana Paula Antunes – Museu de Lisboa
Torreão Poente, Praça do Comércio – Museu de Lisboa
Ana Margarida Campos e Ana Paula Antunes – Museu de Lisboa

Ficha técnica

Coordenação

Raquel Machaqueiro
Stephen Lubkemann

Convidados semana I

Cristina Roldão, Escola Superior de Educação de Setúbal
Daina Berry (via zoom), Universidade da Califórnia, Santa Bárbara

Convidados da semana II

Víctor Barros, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Candra Flanagan, Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americanas, Instituto Smithsonian

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