HIGHER xtn., de Michele Rizzo
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Átrio Centro de Arte Moderna GulbenkianPartindo das reflexões teóricas de Julia Kristeva, Boris Groys e Mihaly Csikszentmihalyi, o coreógrafo italiano investiga como a dança pode facilitar estados de fluxo, totalidade e transcendência, e destaca a ligação entre a dança e as práticas pararreligiosas.
O artista interessa-se particularmente pelo poder catártico e transformador da música techno, cujos ritmos repetitivos podem esbater temporariamente os limites percecionados do corpo.
HIGHER xtn. (2018) olha também para o papel importante que as discotecas desempenham como espaços de encontro para grupos marginalizados e para a forma como promovem a intimidade pública, ao mesmo tempo que proporcionam um ambiente no qual as pessoas podem explorar as suas identidades.
Nesta atuação, cada performer negoceia as fronteiras entre o eu e o coletivo. À medida que a repetição da coreografia reconfigura o grupo num corpo único, a hipnótica banda sonora eletrónica de Lorenzo Senni intensifica-se em paralelo com os movimentos de dança.
Duração: 30 min.
Biografias
-
Michele Rizzo
Michele Rizzo (Itália, 1984) vive e trabalha em Amesterdão, onde estudou coreografia na SNDO (School for New Dance Development) e artes visuais no Sandberg Instituut. Nos últimos anos, Rizzo tem produzido trabalhos que procuram traduzir a estética de aspetos da cultura club e das raves. HIGHER xtn. (2018) foi apresentada no Museu Stedelijk, em Amesterdão, que acolheu a obra na sua coleção permanente, na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo (Turim), na V-A-C Foundation (Veneza) e na La Casa Encendida (Madrid), entre outros.
Ficha técnica
Imagem principal
Michele Rizzo, HIGHER xtn., 2018, documentação da performance. Cortesia: o artista e o Stedelijk Museum, Amesterdão; fotógrafo: Maarten Nauw
Conceito e coreografia
Michele Rizzo
Música
Lorenzo Senni
Performers
Juan Pablo Camara
Arad Inbar
Michele Rizzo
Max Göran
Milena Weber
Apoio
Stedelijk Museum
Mondriaan Fonds
Het Prins Bernhard Cultuurfonds
Produção
Dansco
Produtor executivo
Michael Scerbo
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.