Grande Colheita
Isto é PARTIS & Art for Change 2024
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Jardim GulbenkianTudo gira à volta de Perséfone e Perséfone gira à volta de si mesma, como a terra gira à volta do sol, como a lua gira à volta da terra, como as estações giram à volta dos anos, como tudo nasce, tudo cresce e tudo morre.
Perséfone é juventude, é futuro, é luta, paixão e vontade de viver. É a procura do belo e a necessidade de sonhar.
O espetáculo é um percurso, que é uma dança, que é uma degustação, que é um escutar da natureza. É o produto de três anos de exploração, diversão, trabalho e criação. É uma performance ao ar livre para apresentar em qualquer uma das quatro estações. O público é guiado por um insólito casal. A Perséfone, que também é Alice, que também é Filipa, é acompanhada pelo seu fiel e apressado companheiro, o Coelho Branco, que também é Raphael. Na viagem, que também é uma queda, que também é uma aventura, irão encontrar as mais improváveis personagens nas mais improváveis situações.
Em três locais diferentes, três momentos performativos, acompanhados de três degustações, três sopas feitas com ingredientes cultivados na Horta de Deméter, três receitas criadas pelos atores cozinheiros.
Imagem © Luís Belo
E se uma horta fosse também um palco?
O ponto de encontro do projeto Horta de Deméter, apoiado pela 1.ª edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, é nas hortas comunitárias da Quinta da Cruz, em Viseu. Em dois talhões de terra ancestral, os jovens participantes da Horta de Deméter criam e cuidam de uma horta especial que produz couves e feijões, milho e curgetes, morangos e girassóis. Mas esta horta também cultiva outro tipo de produtos. É palco para ensaios e apresentações de teatro e de música. É um espaço escultural e um cenário em constante crescimento.
Os jovens horticultores-artistas da Horta de Deméter juntam-se uma vez por semana neste contexto especial. Depois de cavar, plantar, regar ou sachar, em suma, de pôr as mãos na terra, o grupo dedica-se à criação artística. Jogos e exercícios de teatro e de música ajudam todos a sentirem que fazem parte do grupo e a preparar o caminho para inventar cenas de teatro, ou letras, ritmos e melodias para músicas e muito mais. São os jovens que decidem o que vão trabalhar, quais as histórias que querem contar, quais as questões que querem colocar, quais os temas que querem explorar.
O espetáculo Grande Colheita é o culminar deste projeto, mas mais importante do que o destino é a viagem feita juntos. A Horta de Deméter é um projeto onde é celebrada a diferença: todos são bem vindos.
Ficha técnica
Autoria e interpretação
Carla Santos, Carlos Vale, Clara Pulleyn, Dinis Augusto, Diogo Costa, Eduardo Mata, Filipa Fróis, Filipe Costa, Gustavo Iván, Hugo Carvalho, Isabel Monteiro, Ismael Santos, José Santos, Juliana Ribeiro, Maria Francisca Gama, Marta Gomes, Milagros Sayavedra, Nuno Augusto, Raquel Soares, Raphael Cruz, Ricardo Augusto, Rodrigo Ferreira, Teresa Coelho
Encenação
Graeme Pulleyn
Assistência de encenação
Filipa Fróis, Gustavo Iván e Ricardo Augusto
Apoio à criação de textos e dramaturgia
Andresa Soares
Direção musical
Ricardo Augusto
Espaço cénico e marioneta gigante
Vítor Freitas
Figurinos
Cláudia Ribeiro
Assistência de figurinos
Ana Luísa Pinto e Daniela Fernandes
Edição e paginação do Almanaque
Raquel Balsa
Coordenação da componente hortícola (ESAV)
Daniela Vasconcelos (Orientadora)
Assessoria Culinária
Rosário Pinheiro
Design de comunicação, fotografia e vídeo
Luís Belo
Assessoria de imprensa e conteúdos
Susana Morais
Produção
CEM Palcos
Produção Executiva
Guida Rolo
Assistência de Produção
André Félix e Laura Tavares
Coordenação da área social
Catarina Martins
Técnica da área social
Carla Moraes
Financiamento
Programa Partis & Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa, República Portuguesa - Cultura /DGArtes e Município de Viseu – Eixo Cultura
Parceiros
ASSOL, APPDA, ASPEA, AVISPT21, Escola de Viriato, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária, Lar Escola de Santo António
Financiado por
Uma iniciativa
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.