Gerajazz
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Jardim das OndasJardim Gulbenkian
Nascido em 2010, a partir de uma parceria entre a Orquestra Geração | Sistema Portugal e a Escola de Jazz do Hot Clube, o Gerajazz tem permitido a experiência de novas sonoridades que têm contagiado alunos, professores e públicos. Agrupamento com uma dimensão variável, tem desenvolvido a formação dos seus intérpretes, com vista à constituição de uma Jazz Band.
Passando pela tradição popular afro-americana e pelo jazz modal de Herbie Hancock, pelo swing do funk soul de Jaco Pastorius e Nina Simone e a bateria enraizada na tradição de Art Blakey, entre outras influências, o Gerajazz tem trabalhado importantes temas do cenário do Jazz mundial, incluindo arranjos inéditos encomendados para este ensemble.
A direção artística do Gerajazz é, desde o início do seu percurso pedagógico e musical, do maestro e professor Eduardo Lála.
Eduardo Lála
Estudou no Centro de Formação de Instrumentistas de Sopro do Barreiro, no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola Profissional de Música de Almada, com o professor Emídio Coutinho. Concluiu os estudos de trombone na Academia Superior de Orquestra, na classe do professor Stéphane Guilleux. Frequentou masterclasses de trombone com Gilles Milliére, Jon Peterson, David Tailor, Olaf Ott e com o trio de trombones da Orquestra Concertgebow de Amesterdão. Frequentou workshops de jazz com Claus Nymark e Ken Filiano, estágios de Direção de Orquestra com o Maestro Jean Sébastien Béreaux. Foi professor na ETIC, professor e coordenador do Curso de Jazz do Conservatório de Lisboa, professor de Big Band do Conservatório Nacional e professor de Trombone, Naipe e Coordenador de Sopros na Orquestra Geração. É professor de orquestra, combo e instrumento na Oficio das Artes. Dirige e coordena o projeto Gerajazz.
Participou em diversas orquestras nacionais e é membro da Banda Sinfónica da GNR. Foi Diretor Artístico do Sacramento Jazz Bar, associou-se ao compositor Marco Barroso na criação e produção do LUME – Lisbon Underground Music Ensemble, reunindo uma big band integrada por músicos de música erudita e jazz. Foi ainda consultor na programação dos Concertos na Esplanada do Teatro D. Maria II.
É Diretor Artístico na programação do espaço Duetos da Sé. Participou em diversos musicais e peças de teatro e possui mais de 25 discos de estilos musicais variados. Realizou concertos em Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Bósnia, Palestina, Alemanha, Eslovénia e China. Foi recentemente selecionado para o Global Leaders Program.