Evgeny Kissin / Matthias Goerne
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
- Barítono
-
Evgeny Kissin
Piano
Evgeny Kissin nasceu em Moscovo em 1971. Aos seis anos de idade ingressou na Escola de Música Gnessin, em Moscovo, onde estudou com Anna Pavlovna Kantor, sua única professora. Aos onze anos estreou-se em público, em Moscovo. Em 1984 despertou a atenção internacional quando interpretou os dois Concertos para Piano de Chopin, com a Filarmónica de Moscovo e o maestro Dimitri Kitaenko, no Conservatório de Moscovo, concerto gravado ao vivo pela Melodia.
A sua primeira apresentação fora da Rússia teve lugar em 1985. Apresentou-se no Japão no ano seguinte e, em 1987, estreou-se no Festival de Berlim. Em 1988 realizou uma digressão europeia com os Virtuosos de Moscovo e Vladimir Spivakov, estreou-se em Londres, com a Sinfónica de Londres e Valery Gergiev, e tocou com a Filarmónica de Berlim, sob a direção de Herbert von Karajan. Em 1990 estreou-se nos BBC Proms e apresentou-se pela primeira vez nos Estados Unidos da América, com a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e Zubin Mehta.
O invulgar virtuosismo e a qualidade poética das interpretações de Evgeny Kissin guindaram-no a um lugar de destaque entre os principais pianistas da sua geração. Colabora com orquestras e maestros de renome internacional, realizando frequentes digressões de concertos e recitais por todo o mundo. Ao longo dos anos, estabeleceu uma forte relação artística e pessoal com a Fundação Gulbenkian, tendo atuado diversas vezes com a Orquestra Gulbenkian no Grande Auditório e em digressão.
Evgeny Kissin foi distinguido com numerosos prémios musicais: Prémio de Cristal do Auditório de Osaka (1987), “Músico do Ano” da Academia de Música Chigiana di Siena (1991), “Jovem Músico do Ano” para a Musical America (1995), Prémio Triumph (Rússia, 1997), entre outros. Foi o primeiro pianista a apresentar-se em recital nos BBC Proms (1997) e, em 2000, o primeiro pianista convidado a tocar no concerto de abertura deste festival. Foram-lhe atribuídos doutoramentos honorários pela Escola de Música de Manhattan, pela Universidade de Hong-Kong, pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Universidade Ben-Gurión de Beer Sheba. Recebeu o Prémio Chostakovitch em 2003 e, em 2005, foi nomeado Membro Honorário da Royal Academy of Music, em Londres. As suas gravações foram premiadas com os principais galardões internacionais.
-
Matthias Goerne
Barítono
Matthias Goerne nasceu em Weimar e estudou com Hans-Joachim Beyer, Elisabeth Schwarzkopf e Dietrich Fischer-Dieskau. Presença assídua em prestigiados festivais de música e salas de concertos, apresentou-se também várias vezes no Grande Auditório Gulbenkian. Entre os maestros com os quais colaborou destacam-se Claudio Abbado, Herbert Blomstedt, Riccardo Chailly, Christoph von Dohnányi, Gustavo Dudamel, Christoph Eschenbach, Daniele Gatti, Bernard Haitink, Manfred Honeck, Mariss Jansons, Neeme Järvi, Paavo Järvi, Vladimir Jurowski, Yannick Nézet-Séguin, Seiji Ozawa, Antonio Pappano, Kirill Petrenko, Simon Rattle, Esa-Pekka Salonen ou Franz Welser-Möst. Em recital, partilhou o palco com pianistas como Pierre-Laurent Aimard, Leif Ove Andsnes, Alfred Brendel, Christoph Eschenbach e Elisabeth Leonskaja.
Desde a sua estreia no Festival de Salzburgo, em 1997, atua regularmente nos principais palcos de ópera, incluindo Royal Opera House, Ópera Nacional de Paris, Ópera de Viena ou Metropolitan Opera de Nova Iorque. A escolha criteriosa do seu repertório permitiu-lhe construir um sólido conjunto de interpretações, as quais incluem personagens wagnerianos (Wolfram, Amfortas, Kurwenal ou Wotan) e papéis principais em Wozzeck de A. Berg, O Castelo do Barba Azul de B. Bartók ou Lear de A. Reimann.
A discografia de Matthias Goerne foi distinguida com muitos prémios, incluindo cinco nomeações para os Grammy, o prémio ICMA, o Gramophone Award, o BBC Music Magazine Vocal Award, o Diapason d’Or e o ECHO Klassik. Para a editora Deutsche Grammophon gravou Lieder de Beethoven, com Jan Lisiecki; Im Abendrot – canções de Wagner, R. Strauss e Pfitzner, com Seong-Jin Cho; um álbum de canções de Berg, Schumann, Wolf, Chostakovitch e Brahms, com Daniil Trifonov; e o recente Schubert revisited, com a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen e Florian Donderer, lançado em janeiro de 2023.
Para além de uma série de recitais na Europa e nos EUA, com Evgeny Kissin, na presente temporada Matthias Goerne tem agendada uma extensa digressão de concertos e recitais na China. Em outubro de 2023, estreou Schumannliebe, de Jörg Widmann, na Casa da Música, com o Remix Ensemble, seguindo depois para Hamburgo e Colónia. Destaque ainda para apresentações com a NDR Elbphilharmonie Orchestra e para o regresso ao Festival de Salzburgo, no verão.
De 2001 a 2005, Matthias Goerne foi professor honorário de interpretação de Lied na Academia de Música Robert Schumann, em Düsseldorf. É Membro Honorário da Royal Academy of Music, em Londres.
Robert Schumann
Abends am Strand, op. 45 n.º 3
Es leuchtet meine Liebe, op. 127 n.º 3
Mein Wagen rollet langsam, op. 142 n.º 4
Dichterliebe, op. 48
Johannes Brahms
Canções sobre poemas de Heinrich Heine
Lieder und Gesänge, op. 32
Era um sonho antigo de Evgeny Kissin, tocar em recital o ciclo de canções Diechterliebe, uma das mais belas criações de Robert Schumann. Para Kissin, esta é uma obra em que ao pianista é oferecido um lugar muito mais rico do que o de simples acompanhador. A concretização desse sonho acontece agora, em parceria com Matthias Goerne, uma das mais magnéticas vozes do canto lírico, especialmente brilhante na interpretação do grande reportório de Lieder, onde se incluem também as canções de Johannes Brahms.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.