Viagem à mata portuguesa em 10 árvores: espinheiro, sabugueiro!
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianOs bilhetes devem ser levantados na Bilheteira do Edifício Sede.
A partir do trabalho de investigação realizado ao longo de 2022, Ana Sofia Paiva desenhou um ciclo de oficinas performativas pensado para todas as idades — dos 0 as 100, em simultâneo. O reino vegetal é mestre em ensinar como é possível diferentes espécies, universos, capacidades, formas conviverem numa mesma geografia, fruindo, dialogando e aprofundando raízes de intuição e conhecimento de forma coordenada, íntima e verdadeiramente cooperativa.
Nestas oficinas, pais e bebés, crianças, adolescentes e adultos com os mais variados interesses poderão conhecer algumas árvores características da mata portuguesa nas suas dimensões históricas, botânicas, literárias, culturais e mitológicas. Através de diferentes camadas de relação e comunicação, Ana Sofia Paiva e José Grossinho vão guiar o público numa experiência ecológica multissensorial, uma viagem ativa ao mundo das árvores, e aos mundos que elas nos abrem. Rios, regatos, ribeiras, pântanos e linhas de água… Nesta sessão, de pés e mãos mergulhados, iremos experimentar a natureza gentil, curativa e transformadora destas árvores sagradas.
Crianças até aos 12 anos de idade devem ser acompanhadas por um adulto (os bebés de colo até 1 ano não precisam de bilhete). Não é permitida a entrada na sala após o fecho de portas, às 10:00 e às 11:30, respetivamente, salvo indicação dos assistentes de sala. Durante o dia, temos disponíveis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa para acompanhar os participantes que necessitarem (o pedido deve ser feito na Bilheteira do Edifício Sede antes das atividades).
Dia da Terra
Um dia para celebrar o planeta Terra na Gulbenkian com atividades para todas as idades. Saber mais
Ficha técnica
Direção e narração
Ana Sofia Paiva
Música e ambiente sonoro
José Grossinho
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Hands Voice
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.