Que papel têm as instituições democráticas na preservação do ambiente?
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianOs bilhetes devem ser levantados na Bilheteira do Edifício Sede.
Para assinalar o Dia da Terra, desafiámos a Comunidade LIDERA a organizar uma conversa em torno de um dos episódios da série Planeta A, coproduzida pela Fundação Gulbenkian e pela RTP. Para a Comunidade LIDERA, o Dia da Terra é um momento para “celebramos a importância de preservarmos e lutarmos pelo nosso planeta através da ação política, ao mesmo tempo que defendemos os direitos humanos e as liberdades consagradas nas nossas democracias”.
Assim, na primeira parte da sessão será transmitido o episódio número 2, dedicado às Instituições Democráticas, que servirá de mote à conversa que acontecerá em seguida, juntando vários jovens e futuros líderes, que irão debater e partilhar as suas inquietações sobre esta temática.
Durante o dia, temos disponíveis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa para acompanhar os participantes que necessitarem (o pedido deve ser feito na Bilheteira do Edifício Sede antes das atividades). No caso desta atividade, só asseguramos interpretação em Língua Gestual Portuguesa no momento da conversa (o episódio do Planeta A só tem legendagem).
Dia da Terra
Um dia para celebrar o planeta Terra na Gulbenkian com atividades para todas as idades. Saber mais
Oradores
-
Bernardo Branco Gonçalves
Fundador da MyPolis
Fundador da MyPolis, uma startup que está a criar espaço para uma democracia acessível a todos, de forma simples e divertida. A MyPolis trabalha com 23 autarquias portuguesas para aumentar a participação jovem e a educação para a cidadania nesses territórios.
Anteriormente trabalhou como consultor de inovação na Deloitte Digital. Gosta de fazer música aos fins-de-semana. É licenciado e mestre em Economia pela Nova School of Business and Economics, onde foi também presidente da Associação de Estudantes.
-
Cristian Briceag
Membro da LIDERA e diretor de operações MyPolis
Diretor de operações na MyPolis, uma startup que está a criar espaço para uma democracia acessível a todos, de forma simples e divertida. A MyPolis trabalha com 23 autarquias portuguesas para aumentar a participação jovem e a educação para a cidadania nesses territórios. É licenciado em direito e especializado em fiscalidade empresarial.
-
Francisco Cordeiro de Araújo
Fundador d´Os 230
Assistente convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, lecionando Direito Internacional Público, Direito da União Europeia e Ciência Política. É também Investigador Integrado Assistente no Centro de Investigação de Direito Público e mestrando em Direito e Ciência Jurídica, especialidade de Ciências Jurídico-Internacionais. Presidente da Democracia 2.3 e fundador d´Os 230.
Nos últimos anos, foi Presidente da ELSA Portugal, coordenador nacional de um projeto de apoio aos Hospitais (Cama Solidária), participou na COP 26, em Glasgow, e foi voluntário na Ucrânia e na sua fronteira, prestando apoio humanitário com a Cruz Vermelha e outras organizações.
-
Francisco Paupério
Membro da LIDERA
Formado em Biologia e mestre em Biologia Computacional. Neste momento encontra-se a fazer o PhD em Biomedicina e Biologia integrativa no Instituto Gulbenkian de Ciência. Membro da Assembleia do Partido LIVRE, membro da comunidade LIDERA e sócio fundador da Associação VERDE. Membro da Unidade de Missão para o Novo Pacto Verde.
-
Noah Zino
Ativista por Justiça Climática
Ativista por Justiça Climática desde 2019. Membro do Climáximo, Fim ao Fóssil: Ocupa! e Abolir Jatos Privados.
Na luta por uma transição climática e social justa, identifica o movimento social como sujeito histórico do século XXI, e a resistência civil como sua principal ferramenta. Escreve para o Expresso e Público sobre a necessidade de desobediência coletiva e ação direta contra os agentes da crise climática. Estuda Psicologia na Universidade de Lisboa.
Ficha técnica
Moderador
Cristian Briceag
Oradores
Bernardo Branco Gonçalves
Francisco Cordeiro de Araújo
Francisco Paupério
Noah Zino
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Hands Voice
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.