Conversa sobre a obra de Fernando Lemos
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Entrada livre
A Fundação Gulbenkian evoca aspetos da obra de Fernando Lemos numa conversa em que participam de Alexandra Curvelo (historiadora da arte), Vasco Rosa (editor literário) e Leonor Nazaré (curadora do Centro de Arte Moderna), com a moderação de Ana Barata (bibliotecária da Biblioteca de Arte), responsável pela exposição documental que apresenta uma seleção de documentação do espólio de Fernando Lemos, com realce para a que respeita à sua experiência no Japão.
A exposição pode ser visitada no átrio da Biblioteca de Arte até 17 de março de 2025.
Imagem: Fernando Lemos. Quioto, 1962. Biblioteca de Arte. EFL 1.83
Oradores
-
Alexandra Curvelo
Alexandra Curvelo é Professora Catedrática do Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Diretora do Instituto de História da Arte (lHA / NOVA FCSH). Trabalhou na área dos Museus e da Conservação entre 1996 e 2014 (inventário, investigação, coordenação editorial e comissariado de exposições), e coordena o Mestrado em História da Arte e Museologia da NOVA FCSH. A sua área de investigação é a cultura material e visual associada à presença ibérica na Ásia, com enfoque no Japão, e o estudo de transferências culturais entre a Europa, a Ásia e a América (séculos XVI-XVII).
-
Leonor Nazaré
Leonor Nazaré (Caldas da Rainha, 1963) é doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2017, e assessora e curadora no CAM, desde 1999. É crítica de arte desde 1989: foi colaboradora permanente do jornal Expresso entre 89 e 97 e pontual de algumas revistas de arte nacionais e estrangeiras. Integrou o corpo dirigente da secção portuguesa da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) de 2004 a 2012. Dirige, desde 2016, o catálogo digital da História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
-
Vasco Rosa
Vasco Rosa (1958) editor, jornalista e investigador literário, foi secretário de redação das revistas Raiz & Utopia e Análise. Dirigiu duas séries de livros do jornal O Independente, de que foi editor-adjunto para a secção cultural. Editou uma antologia de Ruy Cinatti sobre Timor e prefaciou uma nova edição de As ilhas desconhecidas de Raul Brandão, autor de que publicou cinco livros. Colaborador do jornal Observador desde 2014, tem colaborado em revistas, jornais e obras coletivas sobre temas de arte e design.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.