Belcea Quartet
Festival dos Quartetos de Cordas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Corina Belcea Violino
- Suyeon Kang Violino
- Krzystof Chorzelski Viola
- Antoine Lederlin Violoncelo
-
Belcea Quartet
A paixão, aliada à precisão, à expressividade inédita e à pura emoção caracterizam os concertos do Belcea Quartet, fundado no Royal College of Music, em Londres, em 1994. O seu vasto repertório estende-se de J. Haydn, Mozart e Beethoven a Bartók, Janáček e Szymanowski. Os músicos continuam também a acrescentar novas obras de compositores contemporâneos como Guillaume Connesson, Joseph Phibbs, Krzysztof Penderecki, Thomas Larcher, Mark-Anthony Turnage e Julian Anderson. Estas encomendas são concretizadas em associação com a Belcea Quartet Trust, fundação criada para apoiar a expansão da literatura para quarteto de cordas e para formar e apoiar jovens quartetos, passando assim para as novas gerações o legado artístico que receberam dos Quartetos Amadeus e Alban Berg.
Para além da gravação integral dos quartetos de cordas de Bartók, Beethoven, Brahms (Diapason d'Or 2016) e Britten, a diversificada discografia do Belcea Quartet inclui obras de Berg, Dutilleux, Mozart, Schönberg, Schubert, Chostakovitch, Janáček e Ligeti, entre outros. Entre 2017 e 2020, o Belcea foi Quarteto em Residência no Auditório Pierre Boulez, em Berlim, palco onde se tem apresentado com regularidade desde então. Conjuntamente como o Artemis Quartet, e desde a temporada passada com o Quatuor Ébène, tem apresentado um ciclo de quartetos de cordas no Konzerthaus de Viena desde 2010.
Na presente temporada, o Belcea Quartet apresenta-se em três importantes bienais de quartetos de cordas em Paris, Lisboa e Amesterdão. Outros compromissos incluem concertos no Carnegie Hall de Nova Iorque, na Elbphilharmonie de Hamburgo, no Flagey de Bruxelas, no National Concert Hall de Dublin, no Tonhalle de Zurique e no Toppan Hall, em Tóquio.
Ludwig van Beethoven
Quarteto para Cordas n.º 4, em Dó menor, op. 18 n.º 4
Julian Anderson
Quarteto para Cordas n.º 4 *
— Intervalo de 20 min —
Ludwig van Beethoven
Quarteto para Cordas n.º 12, em Mi bemol maior, op. 127
Programa de sala (PDF 470 KB)
* Estreia absoluta – Encomenda conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian, do Wigmore Hall, da Elbphilharmonie Hamburg, da Mogens Dahl Koncertsal e da Wiener Konzerthaus.
Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretarão um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.