Avaliação de Aprendizagens em Instituições Educativas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianO Estudo procurou recolher e analisar Modelos e Experiências de Avaliação de Aprendizagens das Crianças e Jovens dos 3 aos 18 anos, em Portugal e num leque alargado de países, construindo fundamentos para avaliar a situação em Portugal e propor desenvolvimentos e melhorias.
O desafio lançado teve as componentes seguintes:
- Estruturar uma abordagem aprofundada e bem fundamentada da avaliação formativa e da avaliação de competências transversais.
- Fundamentar e apresentar exemplos de boas práticas de formação para a Avaliação de Aprendizagens, com adequada ponderação de fatores a considerar (contextos, políticas nacionais, organização e governança da Educação Escolar, etc.).
- Procurar estudar casos em que a avaliação da Educação Pré-escolar seja o foco.
- Tratar a avaliação na Educação Secundária, com atenção à diversidade de públicos e de programas, com especial atenção ao impacto e gestão da avaliação para acesso a Educação Pós-Secundária de oferta diversificada e diferenciada.
O Estudo apresenta evidência de que acompanhar e promover as aprendizagens, medir e aferir os resultados alcançados, interagir de modo regular, sistemático, em sala de aula, são ações fundamentais para se dispor de Boa Educação. Uma tal orientação, deve ser apropriada por todos os atores e grupos de interessados, a envolver, de modo sistemático no desenvolvimento de uma estratégia e plano de ação.
VÍDEO
Programa
17:00 / Abertura
Guilherme d’Oliveira Martins – Administrador Executivo Fundação Calouste Gulbenkian
17:15 / Apresentação do Estudo
Júlio Pedrosa – Universidade de Aveiro
Carlinda Leite – Universidade do Porto
17:40 / Discussão
Ariana Cosme – Universidade do Porto
José Augusto Pacheco – Universidade do Minho
Moderação: Júlio Pedrosa e Carlinda Leite
18:00 / Q&A
18:15 / Encerramento
António Leite – Secretário de Estado da Educação