Art thinking: como a arte pode transformar a educação?

Slider de Eventos

Este curso pretende trazer à discussão as estratégias de mediação artística enquanto instrumentos transformadores.

Dirige-se a professores, educadores de museu e outros arte-educadores e procura dotá-los de ferramentas com o objetivo de introduzir os princípios do Art Thinking, metodologia desenvolvida por María Acaso, na sua prática no museu e na sala de aula.

Através deste curso os participantes irão repensar como desenvolver o seu trabalho experimentando novas formas de fazer onde o pensamento artístico seja o motor da geração de conhecimento. Entendendo as artes como uma metodologia e não só como um conteúdo, nesta formação serão capazes de gerir ferramentas para transformar as suas práticas através do que denominaremos como pensamento artístico e baseando-nos no pensamento divergente, no prazer, na conceção da educação como uma produção cultural e no trabalho colaborativo por projetos. 

A metodologia implementada estará a meio caminho entre uma atividade formativa e um projeto artístico criado a partir de peças em exposição no Centro de Arte Moderna.  

Este curso destina-se a professores de vários níveis de ensino, mediadores culturais, arte-educadores e educadores de museu; Curso sem creditação; O curso será orientado em espanhol sem tradução simultânea (no entanto, a formadora entende português); O curso tem a duração de 2 dias e meio, das 10:00 às 17:30, com intervalo das 13:00 às 14:30 − no dia 04 de abril, das 15:00 às 18:00.


Ficha técnica

Conceção e orientação

María Acaso

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.