A minha história não é igual à tua
Projeto Corpoemcadeia
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian“A minha história não é igual à tua” é o resultado do projeto Corpoemcadeia, desenvolvido pela Companhia Olga Roriz com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó, apoiado desde 2019 pela iniciativa PARTIS da Fundação Gulbenkian.
Corpoemcadeia é um projeto artístico que pretende levar a experiência da dança contemporânea e o pensamento do corpo a um grupo de reclusos que cumprem pena no Estabelecimento Prisional do Linhó, com idades compreendidas entre os 18 e 43 anos.. Através da vivência do trabalho de corpo/dança e dos processos criativos e metodologias da Companhia Olga Roriz, orientadas pelos princípios e práticas da Terapia Gestalt, procura-se gerar espaços de experimentação e reflexão sobre a identidade e a experiência humana, e também sensibilizar a sociedade em geral, e em particular artistas e profissionais de saúde, para a mais-valia deste tipo de intervenções.
Ao passar o 2º pátio já sei que J., que está sempre à espera de me ver, saiu da cela e é sempre o primeiro a chegar à sala de ensaio. Ele é o único que está numa ala diferente dos outros reclusos.
Hoje, já estava na 2ª antecâmara à minha espera. Sorriu, abraçou-me como sempre. Perguntei-lhe: “pensaste no solo?” ele responde – “Sim! Ontem até comecei a experimentar umas coisas, mas o espaço entre o fim da cama e a parede é tão curto que não conseguia mexer”, eu digo: “mas utiliza essa falta de espaço para te inspirar”, “pois é tens razão!” diz ele com um ar de descoberta.
Subimos as escadas, chegamos ao estúdio, ponho a música do solo, ele deita-se no chão e começa a dançar naquela sala enorme o espaço imaginário da sua cela. (…)
Olga Roriz, Notas de criação #13, 13 abril 2022
VÍDEO
FICHA TÉCNICA
Direção Olga Roriz
Intérpretes Fábio Tavares, Jackson Teixeira, Jeferson Silva, Juvelino Moreira, Manuel Antunes, Nelson Varela, Paulo Barbosa, Rui Tiquina e Wilson Ribeiro
Seleção musical Olga Roriz e João Rapozo
Figurinos Olga Roriz
Desenho de luz Cristina Piedade
Edição da Banda sonora João Rapozo
Assistente da direção Catarina Câmara
Assistente de ensaio Andreia Marinho
Montagem e operação de som Pontozurca
Gestão e produção Magda Bull
Comunicação António Quadros Ferro
Assistente de produção Ricardo Domingos
Corpoemcadeia
Coordenação artística e social do projeto Catarina Câmara
Psicólogo clínico e formador Nelson (Henda) Vieira Lopes
Formadores artísticos do projeto André de Campos, Bruno Alves, Catarina Câmara, Félix Lozano, Hélio Santos, Peter Michael Dietz, Rafael Alvarez, Sara Carinhas, Valentina Barlachi, Yonel Serrano
Criação fotográfica do projeto Arlindo Pinto, Fernando Alves, João Vasco, Paula Arinto, Rosa Reis, Rui Morais e Castro, Susana Paiva
Parceiro social Instituto Gestalt Firenze, Valentina Barlacchi e Paolo Quatrinni
Parceiros Institucionais Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais/ Estabelecimento Prisional do Linhó, Escola Informal de Fotografia [do Espectáculo], Escola Superior de Dança, DuplaCena, Teatro Experimental de Cascais
Agradecimentos José de Carvalho, Narcisa Costa, Isabel Lucena, Tiago Figueiredo, Yaniv Abraham
A Companhia Olga Roriz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Projeto apoiado no âmbito da iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.