A Invasão da Ucrânia: Desafios para a Europa e o Mundo
Slider de Eventos
A invasão da Ucrânia é, provavelmente, o evento geopolítico mais importante do pós-guerra fria, superando mesmo as consequências do 11 de setembro de 2001. Por agora, a Rússia tem sido colocada pela comunidade internacional na posição de quase total isolamento, mas isso não evita que o que aconteceu, e o que pode vir ainda a acontecer, leve muitos a questionar a eficácia do direito internacional e dos instrumentos multilaterais atuais.
Ao mesmo tempo, a União Europeia tem reagido com notável coesão, se bem que a eficácia dos instrumentos da sua política externa seja novamente contestada. A NATO, pelo seu lado, tem sido revalorizada no atual contexto, o mesmo acontecendo com a relação entre os EUA e a Europa, num mundo que parecia cada vez mais centrado no Pacifico. Se bem que esta guerra tenha tornado clara a necessidade de um reforço da componente militar e de defesa da União Europeia (bem como da sua autonomia estratégica), tal não tem acontecido por contraposição com a NATO, mas, antes, como complemento e reforço da própria NATO.
Esta curta conferência pretende abordar alguns destes temas, discutindo o impacto que a guerra na Ucrânia terá quer para diferentes dimensões do projeto de integração europeia (da autonomia estratégica em setores económicos chave ao pilar de defesa), quer em termos geopolíticos mais amplos (no contexto das relações dentro da Europa e com a Rússia, mas também com os EUA, ou a China). Os oradores têm uma experiência notável, tendo nomeadamente exercido funções no âmbito da política externa que lhes oferecem um conhecimento único da realidade regional na zona do conflito, mas também do impacto deste na União Europeia e nos equilíbrios geopolíticos mais amplos.
TRANSMISSÃO
Programa
14:00 Abertura Isabel Mota
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
14:15 Mensagem de sua Exa. O Presidente da República Portuguesa*
14:25 Keynote Speech José Manuel Durão Barroso
Presidente do Conselho de Administração da GAVI – The Vaccine Alliance, antigo Presidente da Comissão Europeia e antigo Primeiro-Ministro de Portugal.
14:50 Radosław Sikorski à conversa com Teresa Patrício Gouveia
Radosław Sikorski, Deputado do Parlamento Europeu, Membro da Comissão de Assuntos Externos, da Subcomissão da Segurança e Defesa e Presidente da Delegação para as Relações com os Estados Unidos e Antigo Ministro da Defesa e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia.
Teresa Patrício Gouveia, Membro do Conselho de Administração do European Council on Foreign Relations, antiga Ministra dos Negócios Estrangeiros do Governo da República Portuguesa e antiga administradora da Fundação Calouste Gulbenkian.
15:20 Catherine Ashton à conversa com José Manuel Durão Barroso
Catherine Ashton, Reitora da Universidade de Warwick, antiga Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e antiga Primeira Vice-Presidente da Comissão Europeia.
José Manuel Durão Barroso, Presidente do Conselho de Administração da GAVI – The Vaccine Alliance, antigo Presidente da Comissão Europeia e antigo Primeiro-Ministro de Portugal.
15:50 Alexander Stubb à conversa com Miguel Poiares Maduro
Alexander Stubb, Diretor e Professor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu e antigo Primeiro-Ministro da Finlândia.
Miguel Poiares Maduro, Presidente da Comissão Científica do Forum Gulbenkian Futuro, Professor e antigo Diretor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu, detentor da Cátedra VdA em Digital Governance na Católica Global School of Law e Antigo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do governo português.
16:20 Mensagem do Ministro da Defesa Nacional do Governo da República Portuguesa*
* Depoimento previamente gravado em vídeo
BIOGRAFIAS
Alexander Stubb é Diretor da School of Transnational Governance, do Instituto Universitário Europeu, desde 1 de maio de 2020. Foi Primeiro Ministro da Finlândia, Ministro das Finanças, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Economia e dos Assuntos Europeus (2008-2016). Foi deputado ao Parlamento Europeu (2004-2008) e ao Parlamento Nacional (2011-2017), Presidente do Partido da Coligação Nacional (Kokoomus) (2014-2016) e Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (2017-2020). Tem um Doutoramento em Relações Internacionais pela London School of Economics, Mestrado em Administração da UE pelo Colégio da Europa em Bruges e uma Licenciatura em Ciência Política pela Furman University na Carolina do Sul. Trabalhou como Conselheiro no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia em Helsínquia e em Bruxelas e na equipa do Presidente Romano Prodi na Comissão Europeia. Foi Professor Convidado no Colégio da Europa em Bruges.
A Baronesa Catherine Ashton foi a primeira Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança (entre 2009 e 2014), responsável pela criação do Serviço Europeu de Ação Externa e pela supervisão de 140 Missões Diplomáticas e 8 operações militares. Como representante do Conselho de Segurança da ONU, coordenou as negociações que resultaram no Acordo do Programa Nuclear com o Irão. Anteriormente, foi Comissária Europeia para a Economia, Ministra da Educação e da Justiça, bem como Líder da Câmara dos Lordes e Presidente do Conselho Privado de HM Queen. A Baronesa Ashton é Conselheira Sénior de Políticas Públicas na Chatham House e Presidente da Global Europe, no Woodrow Wilson International Center for Scholars em Washington D.C. É também Conselheira Sénior da Humanitarian Dialogue, organização de mediação com sede em Genebra.
IIsabel Mota é Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian desde maio de 2017, tendo sido membro do Conselho de Administração da mesma Fundação entre 1999 e 2017. É membro não executivo do Conselho de Administração do Banco Santander-Totta, desde julho de 2015. É também presidente do Conselho de Administração da Maison du Portugal – André de Gouveia, da Cité Internationale Universitaire de Paris e é, desde 2011, vogal do Conselho das Ordens Honoríficas Portuguesas. Foi presidente do Conselho de Supervisão da Partex Holding B.V. (2017-2019). Licenciada em Finanças pela Universidade de Lisboa (1973), foi assistente no Instituto Superior de Economia (1973- 1975), subdiretora no Gabinete para a Cooperação Económica Externa do Ministério das Finanças (1978-1986). Conselheira na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas (1986). Secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional (1987-1995) e responsável pelas negociações com a União Europeia dos Fundos Estruturais e de Coesão para Portugal. Foi ainda administradora do Instituto para a Formação de Executivos da Universidade Nova de Lisboa (1977) e membro do Conselho Geral da Telecel Vodafone (2001-2003). Coordenou a elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Portugal (2004). Foi conselheira do Conselho Económico e Social de Portugal (até 2016).
José Manuel Durão Barroso é um político e professor universitário português. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da GAVI – The Vaccine Alliance, tendo anteriormente desempenhado as funções de Presidente da Comissão Europeia (2004-2014) e Primeiro-Ministro de Portugal (2002-2004). Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e obteve um Mestrado com distinção em Ciência Política e um diploma em Estudos Europeus pela Universidade de Genebra.
Miguel Poiares Maduro é presidente da Comissão Científica do Fórum Gulbenkian Futuro. Professor e antigo Diretor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu, é também detentor da Cátedra VdA em Digital Governance na Católica Global School of Law. Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, foi advogado-geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias e professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, bem como Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo da República Portuguesa.
Radosław (Radek) Sikorski é membro do Parlamento Europeu pela sua região natal Cujávia-Pomerânia. É Membro da Comissão de Assuntos Externos (AFET), da Comissão Especial de Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA) e da Subcomissão de Segurança e Defesa (SEDE), presidindo também a Delegação para as Relações com os Estados Unidos. Foi Ministro da Defesa da Polónia (2005-2007), Ministro dos Negócios Estrangeiros (2007-2014) e Presidente do Parlamento (2014-2015).
Maria Teresa Pinto Basto Patrício Gouveia é Membro do Conselho de Administração do European Council on Foreign Relations (ECFR). Foi Secretária de Estado da Cultura (1985-1990), Secretária de Estado do Ambiente (1991-1993), Ministra do Ambiente (1993-1995) e Ministra dos Negócios Estrangeiros (2003-2004) do Governo da República Portuguesa. Foi também Deputada à Assembleia da República pelo Partido Social-Democrata (PSD), entre 1987 e 2004. Presidente da Fundação de Serralves entre 2000 e 2003 e Administradora entre 1997-2009; Governadora e Membro do Conselho Executivo da European Cultural Foundation, de Amesterdão (1990-2002); Presidente do Comité Executivo para a Cooperação Cultural do Conselho da Europa (1985-1987); do Conselho Consultivo da Universidade de Lisboa (2007-2008) e do jornal Público (1990-1991/2002-2003); Vogal do Conselho das Ordens Honoríficas Portuguesas (Ordens Nacionais 2001-2011). Foi Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2004 e 2019.