«A Dama de Chandor», de Catarina Mourão
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianFilme em português, legendado em inglês.
O ciclo encerra-se com o documentário A Dama de Chandor (1999), filmado em Goa por Catarina Mourão, três décadas depois de o território ter alcançado a independência face ao poder colonial português. O filme conta a história de Aida de Menezes Bragança, uma mulher de 80 anos herdeira de uma casa senhorial «perdida» numa pequena aldeia goesa, e do seu esforço para preservar a sua casa, as suas memórias e a sua identidade. Através de Aida e da sua casa, Catarina Mourão faz um retrato de Goa e da sua diversidade cultural.
Biografias
-
Catarina Mourão
Estudou Música, Direito e Cinema (Mestrado na Universidade de Bristol e Doutoramento pela Universidade de Edimburgo, bolseira da FCT em ambos). Fundadora da AporDOC, dá aulas de Cinema e Documentário desde 1998. Em 2000 cria com Catarina Alves Costa a Laranja Azul, produtora independente de cinema. É neste contexto que realiza os seus filmes que têm sido sempre premiados em festivais internacionais. As suas áreas principais de investigação são o documentário, a memória, o sonho, o arquivo e a autobiografia.
Ficha técnica
Título
A Dama de Chandor
Duração
93 minutos
Realização
Catarina Mourão
Argumento
Catarina Mourão
Fotografia
João Ribeiro
Som
Armanda Carvalho
Montagem
Pedro Mateus Duarte e Catarina Mourão
Produção
Pedro Correia Martins
Produção executiva
Julie Taylor
Apoio financeiro
IPACA (Instituto Português das Artes do Cinema e Audiovisual), CNCDP (Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses) e Fundação Oriente