A Arte da Biografia
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianO evento decorre em português e em inglês com tradução simultânea. Será transmitido em direto e estará disponível nesta página.
“Para ser biógrafo é preciso enredar-se em mentiras, dissimulações, hipocrisias”, escreveu Freud a Arnold Zweig em 1936. Quanto à autobiografia, “só se pode confiar nela quando revela algo vergonhoso”, observou George Orwell.
Estes relatos cáusticos serão justos? O que há de específico neste género literário, baseado na palavra grega Βιογραφία, que combina vida (bios) e relato (graphia)? E por que só ganhou popularidade na Europa no século XIX, dois mil anos depois de Plutarco ter escrito Vidas Paralelas, onde deu a conhecer Péricles, Alcibíades e Júlio César?
Numa era de best-sellers, repletos de revelações, serão as observações de Freud e Orwell justificadas ou serão as biografias uma arte que nos define?
Estas são apenas algumas das questões que serão debatidas com alguns dos principais autores deste género literário.
Oradores
-
António Tomás
António Tomás é doutorado em antropologia pela Universidade de Columbia em Nova Iorque. Foi jornalista em Angola e Portugal e é autor, entre outros títulos, de uma biografia sobre o nacionalista africano Amílcar Cabral e um estudo sobre o urbanismo da cidade de Luanda, a capital de Angola. Lecionou no Uganda e na África do Sul, e é professor associado no Departamento de Antropologia na University of California, Irvine.
-
Clare Mac Cumhaill
Clare Mac Cumhaill e Rachael Wiseman
Clare Mac Cumhaill e Rachael Wiseman são professoras de filosofia, amigas e coautoras de Metaphysical Animals: Como Quatro Mulheres Trouxeram a Filosofia de Volta à Vida, sobre Iris Murdoch, Philippa Foot, Elizabeth Anscombe e Mary Midgley. Mac Cumhaill é especialista em filosofia da perceção e estética na Universidade de Durham, Reino Unido, onde se encontram os Arquivos de Mary Midgley. Wiseman leciona na Universidade de Liverpool, Reino Unido, com reconhecida autoridade sobre o trabalho de Elizabeth Anscombe. Ambas são cofundadoras de www.womeninparenthesis.co.uk, projeto académico que se debruça sobre a primeira escola filosófica de mulheres da filosofia analítica.
-
Rachael Wiseman
Clare Mac Cumhaill e Rachael Wiseman
Clare Mac Cumhaill e Rachael Wiseman são professoras de filosofia, amigas e coautoras de Metaphysical Animals: Como Quatro Mulheres Trouxeram a Filosofia de Volta à Vida, sobre Iris Murdoch, Philippa Foot, Elizabeth Anscombe e Mary Midgley. Mac Cumhaill é especialista em filosofia da perceção e estética na Universidade de Durham, Reino Unido, onde se encontram os Arquivos de Mary Midgley. Wiseman leciona na Universidade de Liverpool, Reino Unido, com reconhecida autoridade sobre o trabalho de Elizabeth Anscombe. Ambas são cofundadoras de www.womeninparenthesis.co.uk, projeto académico que se debruça sobre a primeira escola filosófica de mulheres da filosofia analítica.
-
Heather Clark
Heather Clark é bolseira do Guggenheim e autora de Red Comet: The Short Life and Blazing Art of Sylvia Plath, obra finalista do Prémio Pulitzer de Biografia, do Prémio do Círculo de Críticos de Livros Nacional dos EUA e do Prémio do Livro do LA Times. Red Comet ganhou também o Prémio Truman Capote de Crítica Literária, o Prémio Slightly Foxed de melhor primeira biografia, e foi um dos dez melhores livros de 2021 do New York Times. Clark é autora de duas monografias premiadas, The Grief of Influence: Sylvia Plath e Ted Hughes e The Ulster Renaissance: Poesia em Belfast, 1962-1972, e de um romance a publicar, intitulado The Scrapbook. O seu trabalho foi publicado na New York Times Book Review, Harvard Review, Poetry, etc. Atualmente, trabalha numa biografia sobre um grupo de poetas mulheres de Boston, do meio do século, e de uma biografia sobre Anne Sexton, a ser publicada pela Knopf.
-
Maria Antónia Oliveira
Maria Antónia Oliveira é autora dos livros Não. Uma Biografia do Ar.Co (2014), Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária (2007), A Tristeza Contentinha de Alexandre O’Neill (1992) e Os Biógrafos de Camilo (tese de doutoramento, 2010). Dedica-se, desde 2002, ao género biográfico, sob forma de ensaio e narrativa biográfica. É editora da obra de Alexandre O’Neill para a Assírio & Alvim. Escreveu a dramaturgia da peça Portugal, Meu Remorso, a partir de textos de Alexandre O’Neill (2015). É coautora do guião do filme Um Filme em Forma de Assim (2022), de João Botelho. Leciona a disciplina de Escrita de Biografia na FSCH da Universidade Nova de Lisboa. Presentemente, escreve a biografia de Cesário Verde.
-
Mark Lewisohn
Mark Lewisohn é um autor e historiador britânico, considerado uma das principais autoridades sobre a banda de rock inglesa The Beatles. Os seus livros incluem Tune In (que é o primeiro volume de trilogia histórica The Beatles: All These Years), bem como os best-sellers e influentes Recording Sessions, The Complete Beatles Chronicle e, como coautor, The Beatles’ London. Foi consultor e pesquisador de todos os aspetos – TV, DVDs, CDs e livros – da The Beatles Anthology. Fotógrafo amador, o seu trabalho aparece no livro de fotos An Englishman In Mons.
-
Patricia Lockwood
Patricia Lockwood é autora de quatro livros, incluindo o romance Sobre Isto Ninguém Fala (2021), um best-seller internacional, vencedor do Prémio Dylan Thomas, finalista do Prémio Booker e traduzido para 30 idiomas. O seu livro de memórias, Priestdaddy (2017), ganhou o Prémio Thurber de Humor Americano e o Guardian considerou-o um dos 100 melhores livros do século XXI. É também autora de duas coleções de poesia, Motherland Fatherland Homelandsexuals (2014) e Balloon Pop Outlaw Black (2012). O trabalho de Lockwood é publicado no New York Times, na New Yorker e na London Review of Books, onde é editora-colaboradora. Vive em Savannah, Geórgia.
-
Richard Zenith
Richard Zenith é escritor, tradutor, investigador, e um dos mais destacados especialistas da vida e obra pessoanas. Organizador do Livro do Desassossego e muitas outras obras de Pessoa, editadas pela Assírio & Alvim, publicou uma fotobiografia de Pessoa e foi cocomissário da exposição Fernando Pessoa: Plural Como o Universo (São Paulo, 2010; Rio de Janeiro, 2011; Lisboa, 2012). Traduziu várias obras de Pessoa para inglês, bem como as cantigas galego-portuguesas, Camões, Carlos Drummond de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen e outros poetas vivos. Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2012. Em 2022 publicou Pessoa: Uma Biografia, escolhido como um dos melhores livros de 2021 em várias publicações – The New York Times, The Spectator, The New Statesman, Kirkus Reviews e Publishers Weekly – e finalista do Prémio Pulitzer 2022.
-
Ruy Castro
Ruy Castro é autor de mais de 50 livros, incluindo biografias, como O anjo pornográfico (1992) sobre o escritor Nelson Rodrigues, Estrela solitária (1995) sobre o jogador de futebol Garrincha, e Carmen – Uma biografia (2005) sobre a cantora Carmen Miranda; e livros de reconstituição histórica, como Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). Já ganhou sete vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Em 2022 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, da qual recebeu também o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra.
-
Sarah Bakewell
Sarah Bakewell teve uma infância nómada, através de percursos “hippies” na Ásia e na Austrália. Estudou filosofia na Universidade de Essex e trabalhou muitos anos como curadora de livros impressos antigos na Biblioteca Wellcome, em Londres, antes de se tornar escritora a tempo inteiro. Os seus livros incluem Como Viver. A Vida de Montaigne numa Pergunta e Vinte Tentativas de Resposta, que ganhou o Prémio Duff Cooper e o Prémio do Círculo de Críticos de Livros Nacional dos EUA, e No Café Existencialista, um dos dez melhores livros de 2016 do New York Times. Foi também uma das vencedoras do Prémio de Literatura Windham-Campbell de 2018. Embora mantenha a tendência para vaguear, costuma encontrar-se em Londres, ou em Itália, com sua mulher e a sua família de cães e galinhas.
Programa
10:00 / Abertura com António Feijó, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
10:15 / Sarah Bakewell, autora de “O Café Existencialista“ e de uma biografia sobre Montaigne, conversa com Alberto Arruda
11:30 / Maria Antónia Oliveira, autora de “Alexandre O’Neil, Uma Biografia Literária“, conversa com Joana Matos Frias
— INTERVALO —15:00 / António Tomás, autor de "Amílcar Cabral, o Fazedor de Utopias", conversa com Bárbara Reis
16:00 / Richard Zenith, autor de “Pessoa. Uma Biografia“, conversa com Nuno Amado
17:00 / Patricia Lockwood, autora do livro de memórias "Priestdaddy", conversa com Maria Sequeira Mendes
10:00 / Heather Clark, autora de “Red Comet: The Short Life and Blazing Art of Sylvia Plath“, conversa com Isabel Lucas
11:30 / Mark Lewisohn, autor de “The Beatles: All These Years“, conversa com Nuno Galopim
— INTERVALO —15:00 / Clare Mac Cumhaill e Rachael Wiseman, autoras de “Metaphysical Animals“, conversam com Sofia Miguens
17:00 / Ruy Castro, autor de biografias sobre Carmen Miranda, Garrincha ou Nelson Rodrigues, conversa com Ricardo Araújo Pereira
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.