Capacitação de Profissionais e do Setor prestador de cuidados
Tornar prioritário o reforço da capacitação de profissionais e do setor prestador de cuidados a idosos parte da identificação prévia de lacunas neste domínio, como a falta de conhecimento e supervisão técnica dos cuidadores, a dificuldade em recrutar e reter profissionais ou a discrepância entre a oferta de serviços e as necessidades das pessoas idosas.
Estas necessidades têm levado a Fundação a promover iniciativas no âmbito da capacitação e na qualificação e reforço das capacidades do próprio setor.
Formação de Cuidadores Profissionais
Com a CUF e a sua Academia, a APAV e a NOVA Medical School, está a decorrer uma formação direcionada para a prestação de cuidados, que visa atualizar/reforçar conhecimentos e formar novos profissionais.
Formação em Saúde Mental e Demências para dirigentes de IPSS/ Misericórdias e profissionais de ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas)
Formação desenvolvida em parceria com a Alzheimer Portugal e com a APAV.
Com residentes mais dependentes, com múltiplas doenças crónicas e neurodegenerativas, como é o caso da demência, e a precisar de cuidados mais especializados, torna-se uma prioridade a capacitação dos profissionais que lhes prestam cuidados e a sensibilização dos dirigentes para esta realidade.
Um módulo sobre a violência na prestação de cuidados é desenvolvido com vista a prevenir práticas abusivas e sem respeito pelos Direitos das Pessoas Idosas.
Esta formação decorre online e reúne técnicos e dirigentes de ERPI na sua maioria da região do Porto e da Beira Interior.