PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social (1ª edição)
A primeira edição PARTIS decorreu no triénio 2014-2016 e apoiou 17 projetos artísticos com impacto social, selecionados de entre mais de 200 candidaturas provenientes de todo o país.
Os projetos que integraram esta primeira edição envolveram 7900 participantes diretos, na sua maioria crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos, e trabalharam em diversas problemáticas sociais, tais como: crianças e jovens em risco, reclusão/privação de liberdade, imigração/minorias étnicas/asilo, deficiências, isolamento social e/ou geográfico, entre outras.
Também as disciplinas artísticas utilizadas pelos projetos foram diversificadas e incluíram a música, o teatro, a dança, o circo, o cinema, a fotografia e o vídeo.
Ao longo dos três anos, estiveram envolvidos nestes projetos um total de 472 colaboradores e 384 entidades parceiras. Foram realizadas 9 399 atividades (ateliers, ensaios, aulas, entre muitas outras) e 466 eventos públicos (destacando-se os espetáculos/performances e os concertos) testemunhados por 57 112 espectadores.
Em 2016 teve início a segunda edição desta iniciativa.
Projetos apoiados:
INTEGRAR PELA ARTE – ESTE ESPAÇO QUE HABITO
Promotor: Movimento de Expressão Fotográfica
Área Artística: Fotografia
Responsável artístico: Luís Rocha
Território: Guarda, Porto, Coimbra e Lisboa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Desenvolvido em seis centros educativos dos distritos da Guarda, Porto, Coimbra e Lisboa, este projeto, promovido pelo Movimento de Expressão Fotográfica, utiliza a fotografia como meio facilitador de aquisição de competências, quer escolares quer sociais. São abrangidos cerca de 200 jovens entre os 14 e os 20 anos com medidas tutelares de internamento.
Ler artigo no jornal Público sobre o projeto “Integrar pela Arte – Este Espaço que Habito”
Saber mais: integrarpelaarte.wordpress.com
SONS À MARGEM
Promotor: Associação Sombras das Palavras
Área Artística: Música
Responsável artístico: Rui Miguel Abreu
Território: Loures, Seixal
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Projeto na área da música urbana, da responsabilidade da Associação Sombras das Palavras, que promove o desenvolvimento de capacidades técnicas e artísticas em cerca de 30 jovens, entre os 16 e os 30 anos, de bairros e territórios sensíveis dos concelhos de Loures e Seixal.
Saber mais: www.facebook.com/sonsamargem
FESTIVAL DE MÚSICA DE SETÚBAL E ENSEMBLE JUVENIL
Promotor: A7M Associação Festival de Música de Setúbal
Área Artística: Música
Responsável artístico: Ian Ritchie
Território: Setúbal
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Expandindo o trabalho que o Festival de Música de Setúbal desenvolve com as crianças e jovens da região e proporcionando a criação musical sustentável dentro da comunidade, este projeto faz nascer um ensemble formado por jovens músicos – o Ensemble Juvenil de Setúbal – que abrange diferentes géneros musicais e inclui pessoas de origens diversas: estudantes de música, jovens com necessidades especiais e jovens provenientes de áreas socias deprimidas e com maior dificuldade de acesso à oferta de formação musical.
Saber mais: www.facebook.com/festivalmusicasetubal
ORQUESTRA GERAÇÃO CENTRO CULTURAL DE AMARANTE
Promotor: Centro Cultural de Amarante
Área Artística: Música
Responsável artístico: Vânia Rodet
Território: Amarante
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Projeto de inclusão social através da prática orquestral, dirigido a 46 crianças e jovens em risco de exclusão no concelho de Amarante. A orquestra funciona, por um lado, como forma de combater o insucesso e o abandono escolares e, por outro, como estratégia de apoio à integração dos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade num concelho onde se verifica uma grande desigualdade social. O projeto é promovido pelo Centro Cultural de Amarante.
Saber mais: www.orquestra.geracao.aml.pt
MALA MÁGICA – ARTES CIRCENSES PARA A CIDADANIA
Promotor: Chapitô
Área Artística: Artes Circenses
Responsável artístico: Teresa Ricou
Território: Lisboa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Através das competências técnicas, artísticas, expressivas e comunicacionais, sustentadas na matriz das artes circenses, o Chapitô pretende melhorar o desenvolvimento pessoal e social e contribuir para a inclusão de 90 jovens tutelados pela justiça nos centros educativos da Bela Vista e Navarro de Paiva, em Lisboa.
Saber mais: chapito.org
ÓPERA NA PRISÃO: DON GIOVANNI 1003 – LEPORELLO 2015
Promotor: Sociedade Artística Musical dos Pousos
Área Artística: Música
Responsável artístico: Paulo Lameiro
Território: Leiria
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
No estabelecimento prisional de Leiria – Jovens, 50 reclusos dos 16 aos 25 anos são envolvidos na recriação e interpretação da ópera Don Giovanni. A ópera foi o meio selecionado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos para trabalhar as competências destes jovens reclusos e promover a sua autoestima, autocontrolo e formação pessoal e cívica.
Saber mais: www.samp.pt
IBISCO – DE (Departamento Educativo)
Promotor: Associação Teatro IBISCO
Área Artística: Teatro
Responsável artístico: Catarina Aidos
Território: Loures
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Em bairros vulneráveis do concelho de Loures, o teatro foi escolhido para trabalhar a autoestima, a motivação e a concentração de 35 crianças e pré-adolescentes em situação de insucesso escolar, absentismo ou desmotivação. O projeto é promovido pela Associação Teatro IBISCO.
Ler reportagem sobre este projeto na newsletter nº 155 da Fundação Gulbenkian (pág. 4-9) (PDF 8 MB)
MÃOS QUE CANTAM
Promotor: Associação Histórias para Pensar
Área Artística: Música
Responsável artístico: Sérgio Peixoto
Território: Oeiras
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
A Associação Histórias para Pensar desenvolveu este projeto de inclusão social com alunos surdos através da sua participação num coro, em Oeiras. Tal como o nome do projeto indica, as mãos são a linguagem utilizada por estes artistas não ouvintes, que atuam em colaboração com artistas ouvintes.
Ler reportagem sobre este projeto na newsletter nº 161 da Fundação Gulbenkian (pág. 4-6) (PDF 8 MB)
REFÚGIO E TEATRO: DORMEM MIL GESTOS NOS MEUS DEDOS
Promotor: Conselho Português para os Refugiados
Área Artística: Teatro
Responsável artístico: Sofia Cabrita
Território: Lisboa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Refúgio e Teatro: dormem mil gestos nos meus dedos
Projeto dirigido a requerentes de asilo e refugiados, da responsabilidade do CPR – Conselho Português para os Refugiados. Promovendo uma relação estreita entre o teatro e a aprendizagem da Língua Portuguesa, este projeto engloba duas vertentes numa relação dinâmica: sessões de expressão dramática regulares no Centro de Acolhimento e acompanhamento artístico do Grupo de Teatro RefugiActo. O teatro constitui-se, assim, como um lugar onde se procura recuperar o sentimento de pertença, a identidade cultural, onde se partilham emoções e histórias, um lugar-refúgio.
Saber mais: refugiados.net
HÁ FESTA NO CAMPO
Promotor: EcoGerminar
Área Artística: Arte Urbana
Responsável artístico: Terceira Pessoa Associação
Território: Castelo Branco
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Com este projeto, a Associação EcoGerminar pretende reativar o sentimento de pertença das populações das aldeias, bem como fortalecer os laços comunitários e inter-relacionais através de uma cidadania participativa e construtiva. Pretende-se promover um clima de troca de experiências, conhecimentos e de partilha de memórias entre 150 residentes das aldeias de Juncal do Campo, Freixial do Campo, Barbaído e Chão da Vã (Castelo Branco), maioritariamente idosos, em que tudo será orientado com o objetivo de preparar eventos comunitários e artísticos: “as festas na aldeia”.
Saber mais: www.facebook.com/hafestanocampo
Ler reportagem sobre este projeto no PÚBLICO, 01.03.2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA
Promotor: Os Filhos de Lumière
Área Artística: Audiovisual
Responsável artístico: Teresa Garcia
Território: Lisboa, Moita e Serpa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Projeto da Associação Os Filhos de Lumière dirigido a 120 crianças e jovens em risco dos concelhos de Lisboa, Moita e Serpa, que tem como objetivo a realização de oficinas de cinema das quais resultarão filmes feitos em articulação com as famílias, os professores e cineastas.
Saber mais: osfilhosdelumiere.com
Ler reportagem sobre o projeto na newsletter nº156 da Fundação Calouste Gulbenkian (pág. 4-7) (PDF 7 MB)
COMPANHIA LIMITADA
Promotor: Sou Largo
Áreas Artísticas: Dança, Teatro
Responsável artístico: Marta Silva
Território: Lisboa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
A dança e o teatro funcionam, neste projeto, como meio para combater a solidão de 64 pessoas que vivem em situação de isolamento na zona da Mouraria, em Lisboa. A ideia, da responsabilidade da organização Sou Largo, é gerar uma rede de relações e de atividades que tragam estas pessoas à rua ou que entrem nas suas casas, nos casos de pessoas sem autonomia.
Saber mais: Facebook Companhia Limitada
CBR LINHAS ART LAB
Promotor: O Teatrão
Áreas Artísticas: Teatro
Responsável artístico: Isabel Craveiro
Território: Coimbra
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Em Coimbra, 25 jovens oriundos de diversos contextos sociais participam neste projeto de formação artística multidisciplinar que desenvolverá os seus currículos tendo o teatro, a música, a dança, a arte pública e as artes plásticas como base da aprendizagem. O projeto é promovido pela Oficina Municipal do Teatro – O Teatrão e tem um forte envolvimento com a comunidade.
URB
Promotor: OCT Terratreme Oficina
Áreas Artísticas: Audiovisual
Responsável artístico: Pedro Pinho
Território: Cascais, Oeiras e Seixal
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Projeto da OCT Terratreme Oficina que envolve 50 pessoas de diversas idades, residentes em zonas urbanas periféricas com problemas sociais graves, e que visa desenvolver um guião e identificar atores e restante staff técnico para a filmagem e realização de uma série televisiva sobre a vida nos contextos sociais mais fragilizados das grandes cidades.
Saber mais: www.facebook.com/urb.miniserie
MARGENS – ENTRE O ARTÍSTICO E O SOCIAL / UM PROJETO DE EMPATIAS
Promotor: Academia de Produtores Culturais
Áreas Artísticas: Fotografia, Teatro, Música
Responsável artístico: Madalena Victorino
Território: Lisboa
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Ao desenvolver este projeto, a Academia de Produtores Culturais envolve 20 homens sem-abrigo do albergue noturno do Poço dos Negros na preparação do Festival TODOS/2014. É-lhes dada formação em artes performativas, em artes criativas e em produção, sendo simultaneamente feito um trabalho de valorização pessoal e humana.
Saber mais: festivaltodos.com
DAQUI P’RA CÁ
Promotor: Associação InPulsar
Áreas Artísticas: Dança
Responsável artístico: Anna Wesotek
Território: Leiria
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Em Leiria, 10 crianças de etnia cigana residentes num bairro social e 10 crianças que frequentam uma escola de dança (todas entre os 6 e os 13 anos) são as protagonistas deste projeto, que pretende fomentar a aproximação entre estes dois grupos através de experiências de dança, expressão dramática e fotografia. A iniciativa é da responsabilidade da Associação InPulsar.
Saber mais: www.inpulsar.pt
VITÓRIA 283
Promotor: Mala Voadora
Áreas Artísticas: Teatro
Responsável artístico: Jorge Andrade
Território: Porto
1ª edição PARTIS (2014 / 2016)
Projeto promovido pelo Teatro Mala Voadora que estimula o acesso à cultura, nomeadamente a espetáculos de teatro, dança e cinema, de crianças entre os 6 e os 12 anos que vivem em condições socioeconómicas adversas na freguesia da Vitória, Porto. As crianças são convocadas a responder de forma criativa (pela produção de diversos materiais/produtos), ao longo de todo o processo, aos desafios colocados pelos diferentes mediadores artísticos, de acordo com a sua especificidade.
Saber mais: malavoadora.pt
Ver todas as edições