O nosso km2
O Nosso km² nasceu da convicção da Fundação Calouste Gulbenkian de que a construção de redes de vizinhança sólidas, não só entre cidadãos mas também entre empresas e instituições locais, é fundamental para responder de forma mais eficaz, inovadora e oportuna aos problemas sentidos pelas comunidades. O Nosso km² está, por isso, a ser implementado na zona onde está inserida fisicamente a Fundação Gulbenkian: na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa.
O projeto tem vindo a consolidar-se no território, focando-se nas prioridades de ação definidas: a solidão dos mais velhos, o desemprego jovem e feminino e o insucesso e absentismo escolar. A abordagem a estas prioridades tem tido em atenção vários fatores: a mobilização comunitária, a construção coletiva de conhecimento, a criação e manutenção de espaços de participação, a valorização dos talentos e recursos locais e a governação integrada. O projeto tem, por isso, contribuído para a coesão da comunidade, promovendo atividades de sociabilização que reúnem moradores de todas as idades e géneros, que envolvem organizações e autoridades locais.
Na área do insucesso e absentismo escolar, O nosso km² mobiliza recursos locais, como empresas, para apoiar um modelo de capacitação para o sucesso escolar, viabilizado pela Associação EPIS. Este modelo está a ser aplicado no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, considerado um território educativo de intervenção prioritária.
No âmbito desta iniciativa, a Fundação Calouste Gulbenkian tem aberto as portas à comunidade envolvente, convidando residentes, organizações sociais e entidades públicas a participar em workshops, atividades educativas ou visitar exposições. Esta intervenção tem sido possível também através da colaboração com outras unidades orgânicas da Fundação, como o Museu Calouste Gulbenkian e o Descobrir.
Para além da Câmara Municipal de Lisboa, da Gebalis, da Santa Casa da Misericórdia e do Instituto Padre António Vieira, são já parceiros do projeto a Fundação Porticus e as Universidades Nova de Lisboa e Católica Portuguesa, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e a Polícia de Segurança Pública.
Saber mais em: www.km2.pt
- Questões Sociais Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Humano