Lado P
Promotor: Teatro do Silêncio Associação
Áreas Artísticas: Teatro, Música, Audiovisual
Responsável área artística: Filipa Reis
Responsável área social: Ricardo Loureiro
Âmbito Territorial: Oeiras (Estabelecimento Prisional de Caxias)
Duração: 36 meses
ODS: 10. Reduzir as desigualdades
[gallery size="full" link="file" columns="1" ids="132064"]
O LADO P nasce da vontade de dotar os reclusos e as suas famílias de diferentes instrumentos de expressão artística que os ajude a comunicar entre si e, simultaneamente, com base em práticas artísticas, produzir objetos que sensibilizem a população para esta realidade. A população-alvo é composta por reclusos com penas curtas ou em final de pena no Estabelecimento Prisional de Caxias, e pelas suas famílias.
[gallery size="full" link="file" columns="2" ids="132066,132068"]
Através de oficinas de escrita e de teatro, ao longo de três anos, pretende-se dar ferramentas complementares para a reintegração de dentro para fora e vice-versa, com a criação de objetos artísticos que começam na forma de poemas e cenas teatrais e evolvem para vídeo-cartas entre reclusos e familiares, uma série documental e, por fim, um filme.
Relacionado
O lado P do confinamento
Do Estabelecimento Prisional de Caxias, em Lisboa, chegam poemas, desenhos e testemunhos de uma realidade que, embora fechada, também sofreu os efeitos da pandemia. Este é mais um projeto apoiado pela iniciativa PARTIS.
[fcg_button type="primary" url="https://gulbenkian.pt/reportagem/dar-a-volta/o-lado-p-do-confinamento/" text="Ler Reportagem" target="_self" /]
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 10.2
Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra