GAP – Gulbenkian Aprendizagem
Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian
Âmbito territorial: Portugal Continental
Duração: nov 2020 – jul 2021
ODS: 4. Educação de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades
Existe uma relação direta entre o perfil socioeconómico e cultural das famílias e o desempenho escolar dos seus filhos. Durante o encerramento das escolas, entre março e junho de 2020, estas crianças e jovens não só foram privadas do ensino presencial de que tanto precisam, como viram acentuadas as desigualdades académicas inerentes às dificuldades de acesso ao ensino à distância.
É neste contexto que a Fundação Calouste Gulbenkian lança o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, uma iniciativa que pretende apoiar pelo menos 5 000 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 120 escolas a recuperar aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática, bem como a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.
O apoio será prestado através de Mentorias Académicas, um sistema inovador em Portugal que será implementado pela Associação “Teach For Portugal”, com a colaboração da Fundação Aga Khan, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e das Universidades do Porto e do Minho.
Em complemento a estas mentorias, a Sociedade Portuguesa de Matemática vai assegurar, através de uma bolsa de professores voluntários, Aulas de Matemática a turmas que, devido aos efeitos da situação pandémica, estejam sem professor a esta disciplina.
O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem tem o apoio do Ministério da Educação.
Resultados (pdf, 792 kb) Saber mais
Relacionado
Plantar as sementes do futuro
Ana Correia é mentora em Vinhais (Trás os Montes) e apoia os alunos com dificuldades a matemática no âmbito do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem. Através do ensino de programação informática, ajuda-os a ganhar de novo o gosto pelas aulas e a recuperar matéria perdida neste ano atípico.
Saber mais
Mudar de mundo
Íris Damião mudou de mundo, para mudar o mundo. Depois de ter estudado Biomédica e Física e de ter feito um mestrado em Neurociências, na Fundação Champalimaud, tornou-se mentora do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagens.
Saber mais
Quando errar é possível e a dúvida é bem-vinda
Inês Gomes é mentora de 41 crianças e jovens no âmbito do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagens. Ajuda-os a recuperar matéria perdida durante o confinamento e a acreditar que ninguém tem de ficar para trás.
Saber maisObjetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 4.1
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Meta 10.2
Até 2030, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.