GAP – Gulbenkian Aprendizagem

Iniciativa inédita em Portugal para apoiar alunos a recuperar aprendizagens e a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo

 

Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian 
Âmbito territorial: Portugal Continental
Duração: nov 2020 – jul 2021
ODS: 4. Educação de qualidade, 10. Reduzir as desigualdades

 

Existe uma relação direta entre o perfil socioeconómico e cultural das famílias e o desempenho escolar dos seus filhos. Durante o encerramento das escolas, entre março e junho de 2020, estas crianças e jovens não só foram privadas do ensino presencial de que tanto precisam, como viram acentuadas as desigualdades académicas inerentes às dificuldades de acesso ao ensino à distância.

É neste contexto que a Fundação Calouste Gulbenkian lança o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, uma iniciativa que pretende apoiar pelo menos 5 000 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 120 escolas a recuperar aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática, bem como a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.

O apoio será prestado através de Mentorias Académicas, um sistema inovador em Portugal que será implementado pela Associação “Teach For Portugal”, com a colaboração da Fundação Aga Khan, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e das Universidades do Porto e do Minho.

Em complemento a estas mentorias, a Sociedade Portuguesa de Matemática vai assegurar, através de uma bolsa de professores voluntários, Aulas de Matemática a turmas que, devido aos efeitos da situação pandémica, estejam sem professor a esta disciplina.

O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem tem o apoio do Ministério da Educação.

 

Resultados (pdf, 792 kb) Saber mais

Relacionado

 

Plantar as sementes do futuro

Ana Correia é mentora em Vinhais (Trás os Montes) e apoia os alunos com dificuldades a matemática no âmbito do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem. Através do ensino de programação informática, ajuda-os a ganhar de novo o gosto pelas aulas e a recuperar matéria perdida neste ano atípico.

Saber mais

 

Mudar de mundo

Íris Damião mudou de mundo, para mudar o mundo. Depois de ter estudado Biomédica e Física e de ter feito um mestrado em Neurociências, na Fundação Champalimaud, tornou-se mentora do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagens.

Saber mais

 

Quando errar é possível e a dúvida é bem-vinda

Inês Gomes é mentora de 41 crianças e jovens no âmbito do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagens. Ajuda-os a recuperar matéria perdida durante o confinamento e a acreditar que ninguém tem de ficar para trás.

Saber mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 4.1

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Meta 10.2

Até 2030, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
 


IMPLEMENTADO POR

TFPSPM

PARCERIAS

Atualização em 14 março 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.