Fundo MSM
Promotor: MAZE e Mustard Seed
Âmbito territorial: Europa
Público-alvo: startups de impacto
ODS: 8. Trabalho digno e crescimento económico
A Fundação Calouste Gulbenkian é um dos investidores de referência, com 4 milhões de euros, neste fundo de capital de risco e investimento de impacto cuja dimensão inicial é de 45 milhões de euros.
O fundo investe em startups de impacto em Portugal e na Europa que utilizem tecnologia e modelos de negócios sustentáveis para a resolução de problemas sociais e ambientais. Desde o seu fecho em Novembro de 2019, já investiu em 20 startups.
Tal como um fundo tradicional de capital de risco, os investimentos do MSM são em equity, ou seja, ao investir o fundo adquire participação societária das empresas em quem investe. No momento em que cada investimento é confirmado, o fundo define objetivos de impacto social ou ambiental com as empresas do seu portefólio. O MSM distingue-se dos seus pares na estrutura de gestão do fundo pois só recebe carry – isto é, os dividendos dos investimentos que fizerem do fundo – se esses objetivos de impacto forem cumpridos. Este é um mecanismo pioneiro e inovador no ecossistema de capital de risco.
São também investidores o Fundo Europeu de Investimento, a AGEAS, a BMW Asset Management, entre outras entidades pioneiras no investimento de impacto a nível europeu.
Saiba mais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros