Vacinação contra a Covid-19
O avanço da ciência e do Conhecimento permitiu terminar o ano 2020 com novas vacinas de elevada eficácia para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), dando assim início à vacinação em vários países do mundo, de entre os quais Portugal.
A Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza Unidades Móveis que permitem complementar os circuitos de vacinação atuais e, assim, fazer chegar as vacinas onde são precisas.
- Aumentar o acesso para populações isoladas
- Acelerar a imunização dos portugueses
- Reduzir as hospitalizações e a mortalidade
Progresso
- Vacinas administradas102.488
- Quilómetros percorridos124.938
- Unidades móveis46
Atualização em 30 setembro 2021
Unidades móveis
As Unidades Móveis são importantes veículos para fazer chegar a vacina contra a Covid-19 a populações mais isoladas, com menor acesso a cuidados de saúde e a acelerar o processo de imunização de modo a atingir a imunidade de grupo, proteger a população e iniciar a retoma económica e social com a maior brevidade possível.
Informação sobre a vacinação
Consulte as fontes oficiais de informação sobre as vacinas aprovadas e sobre o plano de vacinação contra a Covid-19.
Contributo para a vacinação em Portugal
A Fundação Calouste Gulbenkian financiou o primeiro plano de vacinação nacional, em 1965 (Decreto-Lei nº 46533), por ocasião da primeira década após o falecimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, com a aquisição de vacinas contra a poliomielite, a difteria, o tétano e a tosse convulsa. Esta iniciativa permitiu vacinar 3 milhões de crianças contra a poliomielite nesse mesmo ano e a doença, que está hoje praticamente erradicada no mundo, registou o último caso em Portugal há mais de 30 anos.
Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian à vacinaçãoNúmero de casos ativos
Relatório Final
O projeto decorreu entre março e setembro de 2021 e permitiu a administração de 100.000 vacinas, tendo abrangido 50.000 cidadãos e percorrido 125.000 quilómetros em todo o país. Estima-se que a iniciativa possa ter contribuído para evitar mais de mil mortes e 2 mil internamentos relacionados com a Covid-19.
Parceiros