Louisa Hooper
Delegação do Reino Unido
É, desde 2022, Diretora da Delegação da Fundação no Reino Unido. Com um longo e diverso percurso na Fundação, desde 2010 tem vindo a desenvolver programas de financiamento na área ambiental, incluindo a atual estratégia para o Clima e Oceano em Portugal e no Reino Unido.
Liderou o programa Valuing the Ocean da Delegação do Reino Unido – apoiando a criação de novas redes e de abordagens para promover um envolvimento eficaz na proteção marinha em colaboração com colegas em Portugal e no sector da conservação, tendo desempenhado um papel fundamental na criação do grupo Marine CoLABoration. Participa em vários grupos consultivos, incluindo a Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano e o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e outros grupos de trabalho internacionais sobre literacia do oceano.
Com formação nas área da comunicação, edição e educação, entre 2003 e 2013 assessorou a Administração do Saint Sarkis Charitable Trust (também criado por Calouste Sarkis Gulbenkian) . Os primeiros projetos em que trabalhou na Fundação incluem a produção de uma antologia sobre arte e ambiente, Wild Reckoning, e de Saudade: An anthology of fado poetry, com traduções originais feitas por figuras conceituadas da poesia inglesa contemporânea. Trabalhou como professora no Japão e para a Organização Nacional de Turismo do Japão. É licenciada em Inglês pela Universidade de Cambridge e tem poesia publicada. Foi, durante muitos anos, membro do júri do Prémio Koestler e editora da revista a Brittle Star, focada em novos talentos literários.