António Filipe Pimentel
Museu Calouste Gulbenkian
Diretor do Museu Calouste Gulbenkian desde 2021.
É licenciado em História – variante de História da Arte (1985) e mestre em História Cultural e Política da Época Moderna (1991), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em História, especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra (2003), da cuja Faculdade de Letras é professor auxiliar.
Aí exerceu as funções de Diretor do Instituto de História da Arte (2005-2009), que acumularia com as de Pró-Reitor do Património e Turismo (2007-2009). Em 2009-10 dirigiu o Museu Grão Vasco, em Viseu e, entre 2010 e 2019, assumiu as funções de Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), a que correspondem igualmente as de Subdiretor-Geral do Património Cultural. Foi ainda coordenador científico da Candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade UNESCO.
Galardoado com o Prémio Gulbenkian de História da Arte 1992/94, pela obra Arquitectura e Poder, o Real Edifício de Mafra, é académico correspondente nacional da Academia Nacional de Belas Artes, académico correspondente da Academia da Marinha e membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Conta com mais de três centenas de títulos publicados, em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Brasil.