Reutilização de arquivos audiovisuais em Maputo – UPCycles
A “UPCycles – Residência Criativa Audiovisual” é uma iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, que desenvolve atividades regulares na área do cinema e audiovisual, histórico e contemporâneo. Durante a residência – que decorreu online, de 23 de fevereiro a 23 de março, e presencialmente, de 25 de março a 6 de abril –, os participantes desenvolveram trabalhos sobre arquivos audiovisuais públicos e privados, que estão agora expostos na Fortaleza de Maputo.
Os artistas participantes, Lillian (Liliana Benny) e Phayra (Francisco Baloi) de Moçambique, e Hélio Buite e Fernando dos Santos, de Angola, trabalharam em dupla com quatro curadores convidados e com a curadora residente, Ângela Ferreira, tendo tido a oportunidade de reconhecer a importância do património audiovisual, e da ativação e reinterpretação dos materiais de arquivo no discurso da arte contemporânea. A exposição resultante desta residência estará patente até 5 de maio.
Esta foi umas das residências apoiadas este ano pelo programa Parcerias com África, da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do concurso de apoio à realização de Residências Artísticas em Artes Visuais nos PALOP. Esta iniciativa procura promover a realização de residências através do apoio a instituições artísticas, incentivar a formação de qualidade, a produção e a mobilidade artística, estabelecer redes de conhecimento e partilha e incentivar a criação de momentos de reflexão, experimentação e diálogo entre artistas e outros atores da cena artística.