Investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência recebe bolsa EMBO
Guiomar Martín, investigadora doutorada do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) recebeu uma EMBO Long-Term Fellowship, uma das mais prestigiantes e competitivas bolsas de investigação científica atribuídas anualmente pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).
A trabalhar desde novembro no grupo de Biologia Molecular de Plantas liderado por Paula Duque, Guiomar Martín procura compreender como é que as plantas adaptam o seu crescimento a diferentes estímulos ambientais, focando em particular o estudo do papel das moléculas que regulam um mecanismo celular que permite fabricar diferentes proteínas a partir da mesma informação codificada no ADN. A investigadora explica que este mecanismo “diversifica a forma como as moléculas de ARN, que se formam após um gene ser ativado para produzir proteína, são processadas antes de originarem proteínas”, acrescentando que “diferentes estímulos ambientais podem influenciar este processamento do ARN, resultando em diferentes proteínas e alterando o crescimento das plantas”.
A jovem cientista diz que a bolsa proporciona “inúmeras oportunidades científicas” e que será “um desafio e um privilégio poder adquirir mais conhecimentos na área da biologia do ARN, no laboratório de Paula Duque”. As bolsas conferidas pela EMBO apoiam a deslocação de investigadores para outro laboratório na Europa, por um período de dois anos. Guiomar Martín realizou o doutoramento no Centre for Research in Agricultural Genomics em Barcelona, antes de se mudar para o laboratório do IGC. Esta é a sétima vez que investigadores do IGC recebem uma EMBO Long-Term Fellowship.