Indie Lisboa exibe quatro filmes apoiados pela Fundação Gulbenkian
Do programa do Indie Lisboa deste ano, constam as estreias mundiais de quatro filmes apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos apoios ao cinema português, nomeadamente a novos criadores, à sua formação e internacionalização:
A Cidade de Portas (80’), de Humberto Kzure e Teresa Prata, debruça-se sobre a vida e a obra do arquiteto e urbanista Nuno Portas. Esta longa metragem recebeu da Fundação um Apoio em Cinema (2019).
O filme será exibido a 22 agosto, 21:45, no Cinema São Jorge. Estreia mundial.
Catatónia (22’), de Tiago Rosa-Rosso, foi apoiado no âmbito do concurso para Novos Criadores em Cinema, Dança e Teatro (2019). Apoiado pela Fundação em vários projetos, a sua filmografia foi apresentada na Fundação em 2017, no âmbito do A Gulbenkian e o Cinema Português – Ensaio e Ficção, com curadoria de Ricardo Vieira Lisboa.
A curta Catatónia será exibida 30 de agosto, 19:00, e a 3 de setembro, 18:45, no Cinema São Jorge. Estreia mundial.
Silvestre (34’), de Rúben Gonçalves, também foi apoiado no âmbito do concurso para Novos Criadores em Cinema, Dança e Teatro (2019).
A curta Silvestre será exibida a 31 de agosto, 19:00, e a 3 de setembro, 21:45, no Cinema São Jorge. Estreia mundial.
Cabra Cega (16’), de Tomás Paula Marques, foi igualmente apoiado no âmbito do concurso para Novos Criadores em Cinema, Dança e Teatro (2019). Tomás Paula Marques foi apoiado pela Fundação no seu percurso de formação, no âmbito dos apoios para Especialização e Valorização Profissionais, através dos quais frequentou um mestrado na Elías Querejeta Zine Eskola, San Sebastián, Espanha.
A curta Cabra Cega será exibida a 29 de agosto, 21:45, e a 2 de setembro, 21:45, no Cinema São Jorge. Estreia mundial.