Gulbenkian procura estudantes excecionais no ensino superior
O programa destina-se a encontrar e apoiar uma centena de estudantes com excelentes resultados no ensino superior em Portugal e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica – biologia, física, matemática e química –, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.
Podem candidatar-se os estudantes de licenciatura (2.º ou 3.º ano) ou mestrado (1.º ano) de qualquer parte do país que apresentem uma média de ensino superior de, pelo menos, 16,5 valores.
Os bolseiros são acompanhados por uma comissão científica e por tutores dedicados de reconhecido mérito que, através de um diálogo permanente, acompanham os bolseiros ao longo do trabalho de investigação, ajudando-os a progredir. Além da bolsa, cujo valor pode chegar aos 3.500€, os bolseiros têm também a oportunidade de participar em retiros científicos ao longo do programa, numa experiência única que combina atividades científicas com atividades culturais e sociais no ambiente da Fundação Gulbenkian.
Da sua experiência de anos passados, os bolseiros Novos Talentos destacam o contacto com pessoas de diferentes áreas, a interdisciplinaridade, a possibilidade de aprofundar os estudos e adquirir novas ferramentas através da participação em cursos ou conferências extracurriculares (e internacionais), a inspiração mútua e o incentivo para o constante melhoramento das capacidades pessoais e académicas ou profissionais.
O regulamento e formulário para candidatura ao concurso podem ser consultados online. As candidaturas estarão abertas até às 16:00 do dia 30 de setembro.